Destaque do Porto na temporada com 13 gols e 11 assistências em 36 jogos, Galeno foi chamado por Dorival Júnior para a seleção brasileira por conta do corte de Martinelli por lesão. No entanto, o brasileiro naturalizado português pode também ser convocado nesta semana por Portugal.
Nesta sexta-feira (15), Roberto Martínez irá convocado a equipe para os amistosos contra Suécia, dia 21, e Eslovênia, dia 26, com Galeno podendo figurar entre os chamados.
Desde que assumiu a seleção portuguesa, o treinador espanhol colocou o nome do atacante em todas as suas pré-listas. No entanto, o jogador de 26 anos não chegou a figurar nas listas finais.
Caso aceite a convocação, mas não entre em campo pela seleção brasileira, Galeno seguirá disponível para mudar de cores e defender Portugal.
De acordo com o jornal A Bola, o atacante acompanha de perto a situação e irá esperar o chamado de Roberto Martínez para tomar a decisão de qual seleção defender.
Galeno pode viver situação parecida com a de Matheus Nunes, hoje no Manchester City. O meia, em agosto de 2021 foi chamado pelo técnico Tite para defender a Amarelinha. Porém, recusou a chamada, optando pela seleção lusitana.
A primeira partida será contra a Inglaterra, em Wembley, no dia 23. Três dias depois, o Brasil vai ao Santiago Bernabéu, em Madri, para encarar a Espanha.
Veja lista atualizada de convocados da seleção:
Goleiros:
Bento – Athletico-PR
Léo Jardim – Vasco
Rafael – São Paulo
Laterais:
Danilo – Juventus (ITA)
Yan Couto – Girona (ESP)
Ayrton Lucas – Flamengo
Wendell – Porto (POR)
Zagueiros:
Beraldo – Paris Saint-Germain (FRA)
Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
Fabrício Bruno – Flamengo
Murilo – Palmeiras
Meio-campistas:
André – Fluminense
Andreas Pereira – Fulham (ING)
Casemiro – Manchester United (ING)
João Gomes – Wolverhampton (ING)
Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
Lucas Paquetá – West Ham (ING)
Pablo Maia – São Paulo
Atacantes:
Endrick – Palmeiras
Rodrygo – Real Madrid (ESP)
Galeno – Porto (POR)
Raphinha – Barcelona (ESP)
Richarlison – Tottenham (ING)