O alerta publicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nesta quarta-feira, 13, prevê que rajadas de vento podem atingir todo o território alagoano, entre hoje e amanhã (14).
De acordo com o documento, os modelos numéricos de previsão do tempo indicam também a possibilidade de ocorrência de chuva de intensidade fraca a moderada, informação similar aos dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta manhã.
Os avisos do Inmet destacam a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e gerar acumulados significativos em pontos isolados, com baixo risco de alagamento.
Já a formação de nebulosidade convectiva associada ao forte calor poderá favorecer a ocorrência de rajadas de vento, que podem variar de 40-60 km/h, aumentando o risco de destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas, além de corte de energia e descargas elétricas.
Para esta situação as orientações são:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Os municípios de Campestre, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Novo Lino e Porto Calvo estão sob alerta de severidade de cor laranja (perigo). Os demais estão sob alerta de cor amarela (Perigo Potencial).