A Bancada Negra em Alagoas receberá neste sábado (16) o deputado estadual pelo Paraná, Renato Freitas (PT). O evento acontecerá às 15h no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag) no bairro da Jatiúca em Maceió.
A reunião será aberta e ela terá o objetivo de conversar sobre estratégias para combater o conservadorismo que domina os espaços políticos da nossa cidade. O espaço também será uma oportunidade de dialogar sobre a importância da presença negra na política alagoana.
A Bancada Negra
A Bancada Negra é um coletivo que luta contra o racismo em Alagoas e é coordenada por Alycia Oliveira. Ela é composta por pessoas que acreditam na necessidade de se fazer política tendo como ponto central a discussão racial, referenciando aqueles que lutaram no passado como o Quilombo dos Palmares, as lutas abolicionistas, as diretas, o estatuto de igualdade racial e as políticas de cotas.
No cenário atual, segue central para quem constrói a Bancada Negra a denúncia da ausência de representatividade da população negra na política alagoana e a necessidade de impulsionar o debate sobre negritude e racismo estrutural, a luta contra a LGBTfobia e luta contra o machismo.
Em 2023 a Bancada Negra iniciou um projeto intitulado Rê-Existência, que promove debates e atividades formativas e culturais nas escolas da rede pública estadual em Maceió. Esse ano o projeto se estende para outras escolas e tem promovido um importante cenário para debater questões importantes sobre direitos humanos.
Desde 2020 a Bancada Negra tem construído encontros coletivos para a elaboração de um projeto para a Cidade de Maceió. E no último ano, foi potencializado as ações através das Reuniões Abertas.
As reuniões têm se tornado uma ferramenta de proposições de debates importantes sobre a cidade de Maceió. No final de janeiro foi realizado um encontro para debater políticas públicas para a cultura em Maceió e no dia 02 de março foi realizado uma reunião aberta sobre políticas para as mulheres.