Mais de 24 horas sem luz: moradores do Centro de SP narram drama da falta de energia em meio a onda de calor de mais de 30°C

Além de alimentos estragando e falta de banho, quem mora em Santa Cecília, Higienópolis e Vila Buarque conta que há doentes sem poder se alimentar por causa de aparelhos de sonda sem energia e idosos presos em casa. Enel diz que 85% dos endereços já tiveram o fornecimento restabelecido.

Apesar da promessa de Enel de restabelecimento total da energia na capital paulista até as 8h30 desta terça-feira (19), parte dos moradores do Centro de São Paulo seguem sem luz há mais de 24 horas.

Em meio a um calor de mais de 32°C graus, esses moradores narraram ao g1 uma rotina de problemas, perdas e perturbações que vão além da questão financeira.

Reprodução/Redes Sociais

Prédios do Centro de SP continuam sem energia elétrica nesta terça-feira (19), após mais de 24 horas de falta de energia

A dona Sônia Nóbrega, de 69 anos, é moradora da rua Piauí, no bairro de Higienópolis. Ela conta que, depois de 24 horas sem luz, teve que pedir abrigo na casa de um parente para poder tomar banho e sair um pouco do ambiente de calor do apartamento onde vive.

“Moro no sétimo andar. Na minha idade não dá pra ficar subindo e descendo pra nada. Vim aqui tomar banho pra não enfrentar o chuveiro totalmente frio. Na minha idade, qualquer coisa vira doença”, disse.

“Pior que tenho uma netinha de um mês. Minha nora tirava leite do peito com a bombinha e congelava, pra eu poder dar quando ela sai. Mas estragou tudo. O leite, o peixe, as carnes. Tudo perdido. Tá uma situação muito ruim pra nós todos”, contou a aposentada.

Pacientes sem comida

O zelador Francisco, que trabalha em um prédio da rua Piauí também narrou os transtornos. Segundo ele, há pessoas doentes no edifício dependendo da volta total da energia elétrica para se alimentarem.

“Desde ontem nós temos a energia só parcialmente. Aqui tem gente de idade e doente, que se alimenta por sonda, que precisa de energia para a máquina, mas não tem. Já liguei diversas vezes pra Enel. Eles me prometeram às 8h, depois às 9h, depois pararam de dar prazo pra volta da luz”, afirmou

“A energia tá entrando só algumas fases. Só uma parte dos equipamentos nos apartamentos funcionam. O elevador tá parado, as bombas de água paradas. Então, estamos acabando com a água do reservatório já”, contou o zelador.

Socorro na casa de amigos 

O arquiteto e pesquisador Frederico Costa é morador da rua Dona Veridiana, nas imediações do Hospital Santa Casa, na Santa Cecília. Ele contou que o quarteirão inteiro onde vive está sem energia, desde a rua General Jardim até a Praça Rotary.

“Desde 10h50 estou sem energia. Por causa do calor, tive que ir pra casa de um amigo na Pompeia para conseguir ter uma noite mais tranquila, carregar o celular e fazer algumas coisas pessoais e do trabalho no computador. Voltei pra casa bem tarde, com a esperança de acordar e já ter a energia de volta hoje. Mas já são 24 horas e nada”, disse o arquiteto e pesquisador Frederico Costa.

O arquiteto diz que está indignado com a situação tão prolongada de falta de energia na região central.

“A rua aqui de trás, a Marquês de Itu, já teve a energia restabelecida ontem. Aqui ainda não. Tem coisas estragando na geladeira, meu celular está em 8% de bateria e, para trabalhar, terei que recorrer ao escritório de um amigo. Não entendo como a Enel não consegue fazer uma ligação que seja ao menos provisória. É uma área relativamente pequena. Não interessa pra gente se a resolução final vai demorar uma semana ou 15 dias. Mas pelo menos uma solução provisória a empresa poderia apresentar”, contou.

 

Explosão na venda de velas

Prédios à luz de velas na Vila Buarque e em Higienópolis, no Centro de São Paulo, na noite desta segunda-feira (19). — Foto: Acervo pessoalPrédios à luz de velas na Vila Buarque e em Higienópolis, no Centro de São Paulo, na noite desta segunda-feira (19). — Foto: Acervo pessoal

Enquanto algumas pessoas passam pelo drama da falta de energia, em um supermercado de Higienópolis que já tem a luz restabelecida desde ontem, os comerciantes disseram que as vendas de velas cresceram mais de 600%.

“Ontem no fim da tarde, todas as pessoas que entravam aqui era procurando por vela. Tanto que no nosso estoque sobrou pouca coisa. O pessoal estava chegando do trabalho, sabia que ia ter que subir vários andares de escada na escuridão”, disse Lilian de Oliveira, encarregada do mercado Expresso.

A encarregada contou que o problema vivido pelo mercado durante toda a segunda-feira (18) foi a falta de comunicação com as empresas de cartão de crédito. Por causa disso, tiveram que colocar a solidariedade em campo para ajudar os fregueses.

“Como não havia luz, muita gente não conseguia fazer compra porque não tinha dinheiro e os cartões não passavam. Não tinha wi-fi e nem energia. Alguns clientes a gente deixou levar as velas na confiança, pra fazer um pix quando normalizar os sinais da internet, porque eles estavam desesperados”, relatou.

 

Lilian de Oliveira, encarregada do mercado onde a venda de velas cresceu 600% desde segunda-feira (18). — Foto: Claudia Branco/Acervo pessoalLilian de Oliveira, encarregada do mercado onde a venda de velas cresceu 600% desde segunda-feira (18). — Foto: Claudia Branco/Acervo pessoal

Por causa da falta de energia, o Sesc SP anunciou na manhã desta terça (19) que a unidade Consolação, na rua General Jardim não funcionaria durante todo o dia.

Apenas no início desta tarde o órgão disse que pode voltar parcialmente com os serviços, após parte da energia ter sido restabelecida.

Sesc Consolação anuncia interrupção dos serviços em virtude da falta da energia nesta terça (19). — Foto: ReproduçãoSesc Consolação anuncia interrupção dos serviços em virtude da falta da energia nesta terça (19). — Foto: Reprodução

O que diz a Enel

Por meio de nota, a concessionária de energia Enel afirmou que já retomou a luz para 85% dos clientes que tiveram o fornecimento de energia afetado nos bairros de Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque.

“Ontem, por volta das 18h30, a companhia já havia normalizado o serviço para 70% dos clientes afetados pela interrupção ocorrida na manhã dessa segunda-feira (18). Clientes prioritários foram atendidos com geradores disponibilizados pela distribuidora, enquanto os técnicos atuavam para concluir os reparos na rede elétrica, que é subterrânea no local”, disse a empresa.

Segundo a empresa, equipes da Enel e da Sabesp trabalham em parceria para analisar as causas da interrupção na região central de São Paulo e “vão estreitar ainda mais a atuação em conjunto nas intervenções realizadas na área de concessão aprimorando seus protocolos”.

“Em função da complexidade dos trabalhos envolvendo a rede subterrânea, a companhia chegou a disponibilizar seis geradores para atender os clientes durante a realização dos reparos”, declarou a Enel.

Fonte: g1

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