Em reunião promovida pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) na quarta-feira, dia 20, a BRK Ambiental apresentou um plano de investimento a médio e longo prazo, destinado a reduzir a falta de água no município de Rio Largo. Na ocasião, a empresa também compartilhou um relatório das medidas já adotadas para reduzir os desabastecimentos nas comunidades Jarbas de Oiticica e Antônio Lins.
Durante a reunião, os defensores públicos Suellen Rodrigues de Aguiar e Lucas Monteiro Valença solicitaram à BRK que apresente, em reunião agendada para o próximo dia 5 de abril, os prazos detalhados para a implementação dos projetos, visando tanto o conhecimento quanto a fiscalização, tanto por parte do órgão quanto da população. Além disso, pediu que a empresa instale um novo escritório de atendimento na região dos bairros afetados pelo desabastecimento, bem como que capacitasse os servidores do Município de Rio Largo para auxiliar a população na abertura de chamados de reclamação e solicitações de carros-pipa.
Conforme a BRK, após o primeiro encontro com a Defensoria Pública ocorrido na semana passada, a empresa realizou a limpeza e reativação dos reservatórios que abastecem os dois conjuntos, resultando em melhorias no fornecimento de água, embora ainda insuficientes, conforme observado pelos líderes comunitários.
A empresa também anunciou a implementação de projetos de curto prazo para reduzir as perdas de água, tanto por meio da detecção e reparo de vazamentos, quanto pela identificação e combate a possíveis fraudes. Para o médio e longo prazo, a BRK apresentou os planos de investimento para os próximos meses.
O encontro contou com a participação de representantes da BRK Ambiental, da Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), da Deputada Estadual Gabi Gonçalves, o líder comunitário do Conjunto Jarbas de Oiticica, Givanildo Nicácio, e o líder comunitário do Conjunto Antônio Lins, Ailton Silva.