Endrick saiu do banco de reservas para decidir a vitória por 1 a 0 do Brasil sobre a Inglaterra, na estreia de Dorival Júnior, e também entrar para a história da seleção.
O gol marcado neste sábado (23), em Wembley, garantiu ao atacante do Palmeiras o posto de quarto mais jovem da história a marcar com a camisa da equipe pentacampeã mundial de futebol.
O artilheiro balançou as redes com 17 anos e 246 dias. Assim, ele só fica atrás de Pelé, Edu e também Ronaldo. A relação com o “Fenômeno” é ainda mais especial, pois neste 23 de março completa-se 30 anos da estreia de Ronaldo pela seleção, justamente no dia em que Endrick deixa a sua marca.
Veja o top 5 de mais jovens a marcar pela seleção brasileira:
- Pelé: 16 anos e 257 dias (1957)
- Edu: 16 anos e 306 dias (1966)
- Ronaldo: 17 anos e 228 dias (1994)
- Endrick: 17 anos e 246 dias (2024)
- Coutinho: 17 anos e 323 dias (1961)
O goleador também é agora o mais jovem a fazer um gol no mítico estádio de Londres. O dono anterior do recorde era Norman Whiteside, jogador norte-irlandês do Manchester United, em março de 1983.
Endrick já havia se tornado o quarto mais jovem a estrear com a camisa da seleção, atrás de Pelé, Edu e Coutinho, todos revelados nas categorias de base do Santos.
O atacante foi convocado pela primeira vez ainda nos tempos de Fernando Diniz, nas eliminatórias da Copa do Mundo, e manteve o espaço na equipe com a troca de comando, agora para Dorival Júnior.
Agora, a expectativa é que o palmeirense seja até titular contra a Espanha, na próxima terça-feira (26), no Santiago Bernabéu, em Madri, pelo segundo amistoso com a nova comissão técnica.