Preocupação, estresse, envelhecimento… Aposto que você já deve ter se perguntado qual o motivo do aparecimento dos fios brancos tão indesejados, não é mesmo? O fato é que os cabelos grisalhos não necessariamente são sinais de envelhecimento; no entanto, é preciso investigar suas origens, principalmente quando a pessoa possui menos de 30 anos.
Também conhecido por canice, os cabelos brancos são resultado de um processo natural do organismo, que geralmente acontece após os 25 ou 30 anos. É nessa faixa etária em que os melanócitos, começam a perder a capacidade de produzir melanina.
No entanto, fatores genéticos desempenham um papel crucial; se os pais tiverem cabelos brancos precocemente, é provável que os filhos também os desenvolvam cedo. É o que explica o dr Rafael Soares, médico pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), no portal do médico Dráuzio Varela.
“A canice está muito relacionada a fatores genéticos. Se o pai ou a mãe tiveram cabelos brancos precocemente, é provável que o filho também vá ter”, explica
De acordo com um estudo publicado em 2012 na British Journal of Dermatology, de 6% a 23% da população mundial terá metade dos cabelos brancos até os 50 anos.
Além da genética, o estresse prolongado também pode acelerar o aparecimento de cabelos brancos. O hormônio cortisol, liberado durante períodos estressantes, pode levar à inflamação e estresse oxidativo, contribuindo para a morte dos melanócitos. Doenças autoimunes e do couro cabeludo, como alopecia areata e infecções, também podem ser desencadeadoras da canice precoce.
“É o que acontece, por exemplo, com os presidentes da República. O candidato tem cabelos coloridos durante a campanha, mas, depois de eleito, começa a apresentar branqueamento. O nível de estresse que ele passa diariamente favorece esse processo”, ilustra dr. Rafael.
É possível reverter?
Embora o processo de branqueamento seja progressivo e difícil de reverter, medidas preventivas podem ser tomadas. Ativos naturais com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como picnogenol e coenzima Q10, podem ajudar a retardar o surgimento de novos fios brancos e a melhorar a cor dos já existentes. Consultar um dermatologista é fundamental para um tratamento adequado, especialmente se os cabelos brancos estiverem causando desconforto.
Contrariando alguns mitos, pintar o cabelo não causa a canice. Na verdade, a tinta pode fortalecer os fios brancos, enquanto a descoloração pode prejudicar sua vitalidade. Cuidados especiais com produtos capilares são necessários para evitar a absorção de cores pelos fios brancos, recomendando-se produtos incolores ou específicos para cabelos despigmentados.