Abel x Carille: quem tem melhor desempenho no duelo particular e o que diz retrospecto dos técnicos de Palmeiras e Santos em finais

ESPN

A final do Paulistão entre Palmeiras e Santos coloca frente a frente dois treinadores que dominaram as últimas edições do campeonato. Com exceção de 2020 e 2021, desde 2017 que o título estadual tem ficado nas mãos de Abel Ferreira ou Fabio Carille.

Campeão das últimas duas edições com o Palmeiras, Abel Ferreira tenta repetir o feito de Fabio Carille, que quando dirigia o Corinthians conquistou três vezes seguidas o Paulistão: 2017, 2018 e 2019.

A química de Fabio Carille com o Estadual foi abordada na entrevista coletiva depois da vitória santista sobre o Red Bull Bragantino na semifinal. Não é para menos. Nas outras quatro vezes que trabalhou no Paulistão, o treinador só não foi finalista em 2022, quando deixou o Peixe durante o campeonato.

“Eu sou da época em que o Campeonato Paulista era muito mais valorizado. Era o campeonato, muitas equipes não se preocupavam com outras competições. Eu gosto de todas (competições), fiquei muito tempo fora do Brasil. Gosto de todas, gosto de achar alternativas, respeitar as características do meu grupo e colocá-los em campo para apresentar um bom futebol”, disse o treinador do Peixe.

Contra o Palmeiras, Fabio Carille vai defender os 100% de aproveitamento em finais. Mas do outro lado está um treinador acostumado a esses momentos decisivos. A vitória sobre o Novorizontino, na última quinta-feira (28), fez Abel Ferreira chegar à 13ª final desde que assinou com o Verdão, em outubro de 2020.

Diferente de Fabio Carille, o treinador português tem 58,3% de aproveitamento em finais. Foram sete títulos – duas CONMEBOL Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma CONMEBOL Recopa (2022), dois Paulistas (2022 e 2023) e uma Supercopa do Brasil (2023) – e cinco vices – duas Supercopas do Brasil (2021 e 2024), uma Recopa Sul-Americana (2021), um Paulista (2021) e um Mundial de Clubes (2022). No Paulistão, Abel tem dois títulos em três disputas, com 66,6% de aproveitamento.

Embora sejam figuras constantes em finais, Abel Ferreira e Fabio Carille nunca decidiram um título. Eles se encontraram em apenas duas oportunidades e em ambas o português levou a melhor. Na primeira, vitória do Palmeiras sobre o Santos por 2 a 0, no Brasileirão de 2021. Já no Paulistão deste ano, o Verdão ganhou do Peixe por 2 a 1.

As datas e horários das finais do Campeonato Paulista serão definidas nesta sexta-feira (29) pela FPF. Como o Palmeiras fez melhor campanha, a ida será na Vila Belmiro e a volta no Allianz Parque.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário