Heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton falou sobre uma polêmica vivida por ele na principal categoria do automobilismo mundial. Trata-se da disputa do título da temporada 2021 entre ele e Max Verstappen, da Red Bull.
Em entrevista concedida a revista GQ Sports, Hamilton falou sobre sua vida pessoal, aposentadoria e fatos ligados à sua carreira na Fórmula 1.
Um destes tópicos, foi o GP de Abu Dhabi, em 2021. A corrida foi a última da temporada, e decidia quem seria o campeão da temporada – considerada por muitos a mais emocionante dos últimos tempos.
Questionado se havia sido roubado naquele GP, Hamilton foi incisivo.
“Se eu fui roubado? Óbvio. Quer dizer, você (entrevistador) conhece a história. Mas acho que o que foi muito bonito naquele momento, que eu tirei dele, foi que meu pai estava comigo. E passamos por essa enorme montanha-russa da vida juntos, altos e baixos. Eu obviamente fui parabenizar Max (pelo título), e não percebi o impacto que isso teria, mas também estava realmente consciente de, tipo, há um mini-eu assistindo. Este é o momento decisivo da minha vida. E acho que realmente foi. Eu senti isso. Eu não sabia como isso ia ser percebido. Eu não tinha visualizado. Mas eu definitivamente estava consciente de: esses próximos 50 metros que eu ando é onde eu caio no chão e morro – ou eu me levanto”, disse o britânico.
Apesar de se sentir indignado com o resultado da corrida, o futuro piloto da Ferrari se diz em paz hoje em dia.
“Se eu vejo um clipe, ainda sinto. “Mas estou em paz com isso”, falou Hamilton.
A temporada
Lewis Hamilton e Max Verstappen chegaram ao GP de Abu Dhabi de 2021, com o mesmo número de pontos na classificação, 369.5 cada um. Sendo assim, quem vencesse a prova se sagraria campeão da temporada.
Desde 1974 dois pilotos não chegavam à última corrida do ano empatados em pontos. Clay Regazoni e Emerson Fittipaldi foram os últimos a disputar o título nesta condição. O brasileiro se sagrou campeão da temporada.
Vale ressaltar que ambos chegaram com a pontuação “quebrada” devido a suspensão do GP da Bélgica causada pelas fortes chuvas. Como não havia sido disputada 75% da prova antes da interrupção, a corrida teve apenas metade dos pontos distribuídos.
Com isso, Verstappen, que ocupava a primeira posição da etapa antes da interrupção, somou 12,5 pontos. Já Hamilton, que ocupava a segunda posição, somou 7,5 pontos.
Os pilotos fizeram uma temporada bastante acirrada naquele ano. Max Verstappen havia vencido 8 provas ao longo do ano. Já Lewis Hamilton chegava à prova final da temporada com 7 vitórias conquistadas.
A corrida
O holandês Max Verstappen fez o melhor tempo na classificação e largou na pole position, enquanto Lewis Hamilton largou na segunda posição.
Logo no início da prova, Hamilton largou melhor e tomou a primeira posição de Verstappen. Ambos chegaram a se tocar ainda na primeira volta, mas nenhum dos carros foi danificado e nenhuma punição foi aplicada aos pilotos.
A cinco voltas do fim da corrida, Nicolas Latifi colidiu contra a barreira de proteção da pista. A batida ocasionou a entrada do safety car na pista, e deu início ao drama de Hamilton.
O britânico estava na primeira posição, e Max ocupava a segunda colocação. Até este momento, o piloto da Mercedes chegava ao octacampeonato da categoria, mas as coisas estavam prestes a mudar.
Verstappen foi para os boxes logo após a colisão e trocou o composto de pneus. Hamilton optou por continuar na pista e ficou com pneus mais desgastados para o fim da prova.
De acordo com o regulamento vigente à época, todos os carros teriam que ultrapassar o safety car antes da relargada e não somente os carros entre Hamilton e Verstappen.
A princípio, o controle da prova não permitiu que os retardatários ultrapassassem o safety car antes da relargada. Posteriormente a direção decidiu que apenas os carros entre Hamilton e Verstappen passassem o safety car.
Na retomada da prova, Hamilton e Verstappen tiveram uma volta para decidir o título da temporada. Verstappen ultrapassou Hamilton, venceu a corrida e se sagrou campeão da Fórmula 1 pela primeira vez na carreira.