Os campeonatos estaduais estão chegando ao fim e o Portal Futebol Interior trouxe a lista de como estão as situações das competições que já estão nas finais. Vários deles já tiveram os jogos de ida realizados e chegarão ao fim no próximo final de semana.
Algo que chama atenção é que no Campeonato Mineiro, o time com melhor campanha tem a vantagem no empate no placar agregado, o que aproxima o título do Cruzeiro. Em caso de empate no restante, a decisão vai para os pênaltis.
FINAIS PELOS ESTADUAIS:
PAULISTÃO
No jogo de ida, o Santos venceu o Palmeiras em casa por 1 a 0 e agora precisa de um empate para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O Santos busca seu 23º título, enquanto o Palmerias o seu 29º. O maior campeão é o Corinthians, com 30.
Atual tricampeão, o Palmeiras pode conquistar pela primeira vez um tetracampeonato, algo realizado apenas uma vez na história da competição, pelo Paulistano, entre 1916 e 1919.
ALAGOANO
CRB venceu o ASA por 1 a 0 fora de casa e agora precisa de um empate para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O CSA é o maior campeão do estado com 40 títulos, sendo o último em 2021. Já o ASA tem sete e a última vez que ergueu a taça foi em 2011, ou seja, há 13 anos.
BAIANO
Vitória venceu o Bahia por 3 a 2 em casa e agora precisa de um empate para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O Bahia é o maior campeão do estado com 50 títulos e atual campeão. O Vitória vem na sequência com 29 títulos, sendo o último em 2017.
BRASILIENSE
Capital e Ceilândia empataram por 1 a 1 e agora precisam vencer para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
Os maiores campeões são Brasiliense e Gama, com 13 e 11 títulos, respectivamente, mas estão fora da final, o que não acontecia desde 2016. O Capital busca seu primeiro título, enquanto o Ceilândia foi campeão em 2010 e 2012.
CAPIXABA
Rio Branco VN e Rio Branco ainda não iniciaram a final.
O Rio Branco é o maior campeão com 37 títulos, mas o último foi em 2015. Já o Rio Branco VN busca o segundo título após a conquista de 2020.
CARIOCA
Flamengo venceu o Nova Iguaçu por 3 a 0 e agora pode perder por dois gols para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O Flamengou encaminhou a conquista de seu 38ª título após três anos de jejum. O Nova Iguaçu faz sua primeira final na história.
CATARINENSE
Criciúma venceu o Brusque por 2 a 1 fora de casa e agora precisa de um empate para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O Criciúma já foi campeão 11 vezes e, se levar o título, empatará com o Joinville, ficando atrás de Avaí e Figueirense, ambos com 18. O Brusque já foi campeão duas vezes, em 1992 e 2022.
CEARENSE
Ceará e Fortaleza empataram sem gols e agora precisam vencer para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
A dupla briga ano ano pela ponta no ranking de títulos. O Fortaleza tem 46 títulos e busca o hexacampeonato seguido, algo que nunca aconteceu na história do Cearense. O Ceará tem 45, mas não vence desde 2018. O time alvinegro também conquistou um pentacampeonato (1915-1919).
GAÚCHO
Juventude e Grêmio empataram sem gols e agora precisam vencer em Porto Alegre para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
Esta é a quarta vez que Juventude e Grêmio decidem o título. Antes, fizeram a final em 1996, 2001 e 2017, todas conquistadas pelo Grêmio. Além disso, em 1965, o Grêmio foi campeão e o Juventude vice, mas por pontos corridos.
Atual hexacampeão, o Grêmio busca o segundo hepta seguido e seu 43º título. O Juventude foi campeão apenas em 1998, ou seja, há 26 anos, e busca o segundo título na história.
GOIANO
Atlético venceu o Vila Nova por 2 a 0 fora de casa e pode perder por um gol para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O Atlético tem 17 títulos e busca o tricampeonato pela primeira vez em sua história. O Vila Nova tem 15 títulos e busca ser campeão após 19 anos. O maior campeão do estado é o Goiás com 28 títulos.
MATO-GROSSENSE
Cuiabá venceu o União por 1 a 0 em casa e agora precisa de um empate para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O Cuiabá tem 12 títulos e busca pela primeira vez o tetracampeoanto, algo que só o Mixto, maior campeão com 24, conseguiu duas vezes, em 1954 e 1982. O Mixto não ganha um título desde 2008. O União tem apenas um título, em 2010, apesar de outros 12 vices.
MINEIRO
Cruzeiro e Atlético empataram por 2 a 2 no primeiro jogo. Diferente da maioria dos estaduais, o Cruzeiro poderá empatar novamente para ser campeão, pois tem melhor campannha. Ao Atlético, resta a vitória.
O Cruzeiro vem de um empate na final, mas com gosto de vitória. Após o Atlético fazer 2 a 0, buscou o empate nos acréscimos e agora joga por uma nova igualdade para ser campeão estadual, pois tem melhor campanha.
O Cruzeiro já levou o título 38 temporadas, mas não é campeão desde 2019 e tenta impedir o pentacampeonato do rival Atlético, que levantou o título 48 vezes.
PARAENSE
Remo e Paysandu ainda não iniciaram a final.
Paysandu tem 49 títulos e o Remo 47. Em 2023, porém, o Águia foi campeão. A última vez que um time sem ser a dupal ‘Re-Pa’ tinha sido campeão foi em 2012, com o Cametá.
PARAIBANO
Sousa e Botafogo ainda não iniciaram a final.
O Botafogo é o maior campeão estadual com 30 títulos, sendo o último em 2019. O Sousa foi campeão apenas duas vezes, em 1994 e 2009.
PARANAENSE
Athletico venceu o Maringá por 1 a 0 fora de casa e agora precisa de um empate para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O Athletico tem 27 títulos contra 39 do Coritiba, maior campeão. O Maringá nunca foi campeão, sendo vice em 2014 e 2022.
PERNAMBUCANO
Sport venceu o Náutico por 2 a 0 fora de casa e pode perder por um gol para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O Sport já foi campeão 24 vezes, enquanto o Sport, maior campeão, tem 43.
PIAUIENSE
Parnahyba e Altos empataram por 1 a 1 e agora precisam vencer para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O Parnahyba tem 13 títulos e o Altos 3, enquanto o maior campeão River tem 32. O Parnahyba conquistou o último em 2013 e o Altos em 2021.
TOCANTINENSE
União venceu o Tocantinópolis por 2 a 1 fora de casa e agora precisa de um empate para ser campeão. Empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis.
O maior campeão é o Palmas com oito títulos. O União foi campeão uma vez, em 1994, enquanto o Tocantinópolis foi campeão seis vezes e busca o tetracampeoanto.