Buscando celebrar a rica diversidade e identidade das tradições dos povos indígenas em Alagoas, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, através da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, realiza uma semana de Oficinas de Diversidade e Identidade Cultural. As vagas são limitadas e podem ser realizadas até o dia 12 de abril, em https://forms.gle/
Ao todo, serão 200 vagas divididas entre oficinas de fantoches, cocar, cerâmica, desenhos e ferramentas indígenas. Essa ação é um chamado para adentrar nas profundezas da história e legado dos povos originários, evidenciando tudo que existe de melhor na cultura através da criação de artefatos, obras, narrativas visuais e muito mais. As aulas serão ministradas pelo artista alagoano Roniekson Okobayewo, que há mais de 24 anos dedica sua vida a elaborar projetos de arte popular pelo estado.
Para a supervisora da Biblioteca, Mira Dantas, essa é uma oportunidade para abraçar a comunidade indígena e compartilhar seus costumes com o público, ao mesmo tempo em que desmistifica as visões preconcebidas da sociedade sobre o assunto. “Estou muito feliz em receber as oficinas na biblioteca, um espaço vivo onde podemos promover a diversidade e o diálogo intercultural”, destacou.
As aulas estão previstas para iniciar no dia 15 de abril e vão até o dia 19 de abril com turmas no horário da manhã e tarde.
Cronograma
Crianças de 05 a 12 anos – manhã – 10h30 às 11h30
Segunda: Oficina de Fantoches – 20 vagas
Terça: Oficina de Cocar – 20 vagas
Quarta: Oficina em Cerâmica – 20 vagas
Quinta: Oficina Ferramenta Indígenas – 20 vagas
Público 13+ – tarde – 14h30 às 15h30
Segunda: Oficina Colares Indígenas – 20 vagas
Terça: Oficina Cocar – 20 vagas
Quarta: Oficina em Cerâmica – 20 vagas
Quinta: Oficina Ferramenta Indígenas – 20 vagas
Sexta: Oficina Desenhos Indígenas – 20 vaga