A equipe de serviço social, Hospital de Emergência do Agreste (HGE), conseguiu, nesta semana, localizar no interior do Piauí, a família de um paciente vítima de acidente de trânsito, levado à unidade pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no último dia 10 de Abril.
Era por volta das 19h30, quando o caminhoneiro José Reis Carvalho, de 35 anos, chegou à instituição hospitalar, após o caminhão que ele conduzia capotar na conhecida Serra das Pias, em Palmeira dos Índios.
Os profissionais do Serviço Social que estavam no plantão iniciaram uma verdadeira jornada pela noite e madrugada para localizar a família do paciente e situá-la sobre a condição em que ele se encontrava. “Entramos em contato com a PRF [Polícia Rodoviária Federal] e o agente Costa Santos nos ajudou a localizar a empresa que havia registrado o veículo. Tratava-se de uma transportadora em Itabaiana, no Estado de Sergipe”, explicou a assistente social Lucivânia Machado.
Ela e a colega de plantão, Teresa Cristina Santiago, ainda tentaram, de madrugada, falar com o pessoal da transportadora, mas não tiveram êxito. Logo no início da manhã do dia 11, a comunicação foi realizada com sucesso. “O pessoal ficou sabendo do acidente através da gente. Então conseguimos o contato da família do paciente José Reis, que mora na comunidade Serra Velha, município de Alagoinha do Piauí, no Piauí”, declarou Lucivânia.
Os proprietários da transportadora estiveram no HEA neste dia 10 e ficaram cientes da situação do caminhoneiro . Por telefone, a assistente social Jannyne Gomes conversou com a esposa dele. José Reis segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“A equipe fica muito feliz com este tipo de ação eficiente. Conseguimos agilizar para avisar a todas as pessoas envolvidas na situação. A transportadora não sabia do acidente, muito menos a família. Diante da dificuldade, a gente utiliza outras técnicas para cumprir as missões diárias. Além disso, contamos com a ajuda de profissionais de outras instituições”, disse Lucivânia.
“A gente agradece demais a todas as pessoas que se preocupam, em geral, em ajudar a identificar familiares de pacientes. A imprensa, as pessoas nas redes sociais, na vizinhança. A preocupação do serviço é informar e orientar a família da maneira correta, para que fique sabendo da situação por meio da equipe. Este foi mais um trabalho realizado com muita dedicação”, ressaltou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.