O programa Mapa do Turismo Brasileiro 2024, que reúne cidades e destinos com vocação para o turismo, realizou a atualização anual do cadastro das cidades brasileiras no mês de março. De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Alagoas segue com seis regiões turísticas e 47 municípios cadastrados.
O programa de regionalização do turismo instituído pelo Ministério do Turismo realiza anualmente a atualização cadastral dos municípios que são impactados pelo setor do turismo. Tal atualização é necessária para que os municípios possam ser categorizados pelo Mapa, definindo assim a área que será trabalhada pelo MTur no desenvolvimento de políticas públicas para cada região.
O Mapa do Turismo possibilita a identificação do impacto econômico nas regiões turísticas e analisa o desenvolvimento do setor nas cidades cadastradas.
Segundo a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo, Sandra Villanova, o cadastro no Programa Mapa do Turismo é importante para a consolidação e desenvolvimento das regiões turísticas no Destino Alagoas.
“Com a inclusão no programa, as cidades inscritas passam a ter acesso aos recursos federais destinados ao segmento turístico, com isso o setor é cada vez mais impulsionado no Estado. É a partir dos recursos financeiros repassados pelo Governo Federal que podemos estruturar cada vez mais e melhor o nosso destino, atraindo assim mais turistas para Alagoas, fomentando o setor que gera desenvolvimento econômico e social para o nosso estado”, concluiu a superintendente.
Foto: Lucas Meneses / Ascom Setur
Lista das regiões turísticas e municípios
Região Cânions do São Francisco
- Água Branca;
- Delmiro Gouveia;
- Pão de Açúcar;
- Piranhas;
- Belo Monte;
- Pariconha;
- Olho d’Água do Casado;
Região Costa dos Corais
- Japaratinga;
- Maragogi;
- Paripueira;
- Passo do Camaragibe;
- Porto Calvo;
- Porto de Pedras;
- São Miguel dos Milagres;
- Barra de Santo Antônio;
Região Caminho das Águas
- Marechal Deodoro;
- Piaçabuçu;
- Coruripe;
- Feliz Deserto;
- Jequiá da Praia;
- Penedo;
- São Miguel dos Campos;
- Roteiro;
- Barra de São Miguel;
Região da Caatinga
- Mata Grande;
- Santana do Ipanema;
- Maravilha;
- Major Isadoro;
- Olho d’Água das Flores;
Região do Agreste
- Teotônio Vilela;
- Arapiraca;
- Palmeira dos Índios;
- Boca da Mata;
- Lagoa da Canoa;
- Campo Alegre;
- Limoeiro de Anadia;
Região dos Quilombos
- Maribondo;
- Tanque d’Arca;
- Flexeiras;
- Mar Vermelho;
- Murici;
- São José da Laje;
- União dos Palmares;
- Viçosa;
- Ibateguara;
- Quebrangulo;
- Chã Preta.
Inscrição
Os municípios que não estão incluídos no Programa Mapa do Turismo ou que perderam o prazo da atualização cadastral, ainda podem realizar a sua inscrição. A atualização é de responsabilidade das equipes das secretarias municipais de turismo, que devem apresentar a documentação exigida de forma online por meio do endereço eletrônico sistema.mapa.turismo.gov.br.
A Setur disponibiliza o contato via whatsapp no número 82 98833-9510 e o e-mail seturalagoas@gmail.com para sanar possíveis dúvidas.