A Atalanta tem uma grande vantagem sobre o Liverpool, adversário desta quinta-feira (18), às 16h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+. Em busca de uma vaga na semifinal da Europa League, a equipe de Bérgamo tem muito que “agradecer” a Gianluca Scamacca pelos 3 a 0 na partida de ida, em Anfield.
Autor de dois gols e com participação na jogada de outro, o atacante já teve passagem pela Premier League. No entanto, não se encontrou com a camisa do West Ham.
Na temporada 2022/23, o atacante de 25 anos fez apenas 27 jogos pelos Hammers e marcou oito gols. Para voltar à fase artilheira, retornou à Itália e recuperou o bom futebol vestindo a camisa da Atalanta.
Desde então, fez 33 jogos na atual temporada pela equipe treinada por Gian Piero Gasperini, marcando 13 gols e distribuindo três assistências. Revezando entre titular e reserva, Scamacca quebrou algumas marcas.
Com dois gols no jogo de ida, o italiano se tornou o primeiro a marcar duas vezes em Anfield desde Vinicius Jr., que, em fevereiro de 2023, anotou um doblete na goleada por 5 a 2 contra os Reds pelas oitavas de final da Champions League.
Além disso, é o primeiro italiano a marcar quatro vezes seguidas por competições da Uefa desde Giuseppe Rossi, que balançou as redes pelo Villarreal, em 2011, mas em cinco jogos. Scamacca marcou contra o Sporting, na ida e na volta das oitavas, além dos dois contra o Liverpool nas quartas.
Por fim, Scamacca voltou a colocar a Itália nos holofotes com os dois gols em Anfield, já que a última vez que um atleta nascido na “Terra da Bota” marcou dois gols em um mata-mata da Europa League foi Ciro Immobile, pela Lazio, em 2018, contra o Steaua Bucareste.
Com a vitória por 3 a 0 no primeiro jogo, a Atalanta pode perder por até dois gols de diferença na partida de volta no Estádio Atleti Azzurri d’Italia que vai às semifinais da Europa League. O Liverpool se classifica se vencer por quatro gols de diferença. Um triunfo por três leva a decisão para a prorrogação.