O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou o boletim de balneabilidade deste fim de semana das praias alagoanas. Segundo o laudo, 47 áreas estão próprias para banho e outras 19 devem ser evitadas pelos banhistas.
As amostras das águas foram coletadas em 66 pontos, desde o Pontal do Peba até Maragogi, entre os dias 22 e 23 deste mês.
Após análise, os técnicos do órgão ambiental constataram que dos 24 trechos do litoral sul, apenas quatro devem ser evitados pelos banhistas. São eles: Praia de Duas Barras, a cerca de 200m ao Sul da foz do rio Jequiá; Praia de Lagoa Azeda, em frente da Escola Municipal Eutíquio Quintela; Rio Niquim, cerca de 300m da Foz e Praia do Saco, em frente à rua principal.
Já a cidade de Maceió concentra o maior número de áreas impróprias para banho. Dos 20 pontos avaliados pelo IMA, nove não são recomendados para banho, o equivale a 45% de trechos. No litoral norte, foram avaliados 23 pontos. Destes, seis não estão com boa qualidade da água.
O IMA recomenda que os banhistas evitem, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos. Além disso, pede para que alagoanos e turistas não utilizem áreas que estejam diretamente sob influência de floração de algas, principalmente no trechos das
praias da Avenida ao Sobral.