Após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) criticar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por dizer que o Congresso desidratou projetos para ajustar as contas públicas, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), defendeu “diálogo entre poderes” e disse que “responsabilidade fiscal é um dever de todos.
A declaração foi feita neste domingo (28), durante a participação de Alckmin da cerimônia de abertura da Agrishow, maior feita de tecnologia agrícola, em Ribeirão Preto (SP).
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
No sábado (27), a Folha de S.Paulo publicou uma entrevista em que o ministro da Fazenda afirma que projetos enviados pelo governo para ajustar as contas públicas foram desidratados pelo Congresso. Haddad afirma, também, que o Legislativo também precisa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Pacheco rebateu. Em nota, afirmou que o governo não deve “exigir do Parlamento adesão integral ao que pensa o Executivo” e que a crítica de Haddad era “desnecessária, para não dizer injusta com o Congresso.”
Ao ser questionado neste domingo sobre a relação com Pacheco, Alckmin afirmou:
“Diálogo permanente com os demais poderes. A responsabilidade fiscal é um dever de todos. É com boa política fiscal que vamos ter política monetária melhor, com redução de juros e crescimento da economia. É um compromisso de todos, e o caminho é o diálogo.”