A Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria da Educação (Semed), lançou nesta sexta-feira (26), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Programa de Desenvolvimento Cognitivo COGNVOX 2024. O município foi o primeiro do Brasil a implantar a plataforma desenvolvida pela COGNVOX para atender estudantes neurodivergentes na rede pública municipal de ensino, e devido aos excelentes resultados alcançados o programa foi ampliado e passará a atender todas as escolas municipais e impactará mais de 400 estudantes.
O encontro proporcionou também um momento especial e inclusivo com os pais dos alunos que fazem parte do Programa de Desenvolvimento Cognitivo COGNVOX, demonstrando por meio de números e casos de sucesso relatados o progresso que a plataforma proporciona.
“Com ações como essa, nossa gestão vem fortalecendo a Educação Inclusiva em nossa rede, investindo em novas tecnologias que contribuem para o desenvolvimento dos alunos que precisam desse apoio. Estamos ampliando o serviço da Cognvox para mais de 400 estudantes, universalizando o acesso ao programa. Coruripe foi pioneiro nessa implantação, porque nossa gestão acreditou nele e agora testado e aprovado me sinto feliz neste momento fazendo o lançamento para 2024, porque está evidenciado o quanto impactou significamente na vida dos alunos que tiveram a oportunidade de ter acesso a ferramenta”, destacou entusiasmado, o prefeito Marcelo Beltrão.
Na programação teve apresentação da Escola Municipal de Educação Cláudio Daniel Gama Amorim, com a Trend: Eu Sou Diferente e da Escola Municipal de Educação Básica Liege Gama Rocha com a peça, A diferença é o que nos une.
A secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves, falou da importância de fortalecer a educação inclusiva e da expectativa com a ampliação da nova tecnologia. “Estamos aqui no Ifal mais uma vez lançando o programa Cognvox agora para 2024. Com a novidade de ampliação para toda nossa rede. Serão 20 escolas atendidas e 400 estudantes neurodivergentes beneficiados. É um investimento que a Prefeitura de Coruripe faz na busca do fortalecimento da educação inclusiva, garantindo que todas as crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência tenham acesso a essa ferramenta que não temos dúvidas que dará muito mais resultado”, frisou Cintya Alves.
Na sequência o público participou da palestra com a professora e diretora científica do Programa de Desenvolvimento Cognitivo, Fabiana Wanderley com o tema: Desconstruindo os mitos da Educação Inclusiva e assistiu a testemunhos emocionados de alunos, mães e professoras sobre o desenvolvimento cognitivo, afetivo, da habilidade social e da fala.
Hellen Firmino, é mãe de Érick Vinícius da Escola Municipal José de Carvalho que tem Transtorno do Espectro Autista. “O Erick, tem 12 anos e não tinha perspectiva de futuro, nunca falou sobre profissão e há alguns dias ele falou que quer fazer faculdade na área de programação, fiquei surpresa. Ele me contou que no programa tem jogos, que criam ambientes, que há interação com outros colegas. Então, desenvolveu a socialização no meu filho e o planejamento no futuro, porque eu acredito que todos têm aquele medo, o que vai acontecer com meu filho se eu não estiver mais aqui? E eu entendo que essa segurança de saber que ele tem perspectiva de ter uma profissão, que terá autonomia, é gratificante demais. Meu filho tem uma dificuldade na escrita, então tá trabalhando a escrita, ele tinha dificuldade na leitura e agora o Erick lê um livro mais rápido do que eu, é emocionante”, testemunhou a mãe emocionada.
Carlos Moreira, o CEO da Cognvox falou sobre o período da utilização do Programa e comemorou com o público os resultados obtidos com o uso da plataforma nas escolas, que foram feitos a partir de uma análise com alunos que fazem parte do programa, tudo medido estaticamente utilizando um método científico com o avanço global dos alunos.
“Os resultados alcançados neste trabalho foram surpreendentes. Atingimos, nas escolas, um desenvolvimento médio de 40%, tendo como fonte de análise o pensamento, a linguagem, a comunicação e os relacionamentos dos alunos. Levando em consideração os grupos específicos, atingimos um desenvolvimento de 38,62% para os alunos que estão dentro do espectro autista (TEA), 35,23% para os que têm TDAH e 38,60% para os portadores de deficiência intelectual. No comportamento geral, o índice alcançado chegou a 36,28%, subdividido da seguinte forma: Pensamento 39,31%; Linguagem 18,49%; Comunicação 43,66% e Relacionamento 44,56%”, demonstrou Carlos.
A coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação de Coruripe, Elisangela de Castro falou sobre o lançamento do Programa. “Estou muito feliz de estarmos juntos, de partilharmos do mesmo objetivo. O Cognvox veio para somar com o Atendimento Educacional no município, agradeço ao nosso prefeito, à secretária, a comunidade escolar, aos presentes porque juntos conseguimos esse sucesso. Todos nós somos iguais nas diferenças. E essa ocasião é também para ampliarmos conhecimento e celebrarmos mais uma vez a conquista deste Programa que fortalece o aprendizado dos nossos alunos”, concluiu.
Programa de Desenvolvimento Cognitivo
O COGNVOX é um programa de desenvolvimento cognitivo para pessoas neurodiversas, o que inclui deficientes intelectuais, portadores de síndrome de down, todo espectro do autismo, transtornos gerais de aprendizagem e específicos como TDAH, dislexia, discalculia e paralisia cerebral ajudando no seu desenvolvimento social, escolar e profissional. Entre outras coisas, também disponibiliza assistentes presenciais nas aulas para trabalhar com os alunos. Esses assistentes têm um papel essencial na aplicação das práticas e na coleta de dados para avaliação. A capacitação dos professores é outra ação do modelo desenvolvido e se dá por meio de cursos remotos já inclusos no pacote contratado pelo município.