O boletim de balneabilidade das praias alagoanas, divulgado nesta sexta-feira, 03, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) revela que 17 trechos estão impróprios para banho neste fim de semana.
Entre os dias 30 de abril e 1º de maio, foram coletas e classificadas 66 amostras em pontos distribuídos desde a praia de Pontal do Peba até Maragogi. Na ocasião, houve o registro de chuvas apenas no litoral sul.
Em Maceió, 10 áreas identificadas como inadequadas para banho compreendem trechos das praias de Jatiúca, Avenida, Pajuçara, Ponta Verde, Cruz das Almas, Jacarecica e Riacho Doce.
Os banhistas também devem evitar três pontos do litoral sul. São eles: Praia de Duas Barras, cerca de 200m ao Sul da Foz do Rio Jequiá, e, Jequiá da Praia; Rio Niquim, a aproximadamente 300 metros da Foz, na Barra de São Miguel e na Praia do Saco, em Marechal Deodoro, em frente à Rua Principal. Já no litoral norte, quatro áreas estão com a qualidade da água comprometida. Três pontos ficam em Maragogi e um, em Barra de Camaragibe.
O boletim de balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes existentes nas águas dos rios e mares. A classificação se baseia nas normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O resultado vale por uma semana.
O IMA recomenda que os banhistas evitem a utilização das áreas que estão diretamente sob influência de floração de algas, especialmente nos trechos entre as praias da Avenida e Sobral.
Confira os pontos próprios e impróprios: