O Manchester City deu um passo enorme para ser Tetracampeão seguido da Premier League – algo inédito na história da era moderna da competição. Nesta terça-feira (14), a equipe celeste venceu o Tottenham por 2 a 0, em jogo atrasado da 34ª rodada, no Tottenham Stadium, e assumiu a liderança isolada da competição. O duelo teve transmissão pela ESPN no Star+.
Agora, os Citizens vão a 88 pontos e sobem para o 1º lugar, enquanto o Arsenal cai para a 2ª colocação, com 86.
Na última rodada, que acontece neste domingo (19), às 12h (de Brasília), o City recebe o West Ham, no Etihad Stadium enquanto os Gunners pegam o Everton, no Emirates.
Para o clube de Manchester, as contas agora são simples: se ganhar dos Hammers, a equipe é campeã; se empatar, precisará torcer para o Arsenal não ganhar dos Toffees.
Isso ocorre porque o clube alvirrubro de Londres possui vantagem no saldo de gols (+61 contra +59). Ou seja: se houver empate em pontos, os Gunners são campeões pelo saldo.
Fato é que a última rodada será recheada de emoções, com o grande campeão sendo conhecido somente na tarde do domingo.
Para os Spurs, que ficam com 63 pontos (5º lugar), o revés encerra a chance de classificação à próxima Champions League, já que o Aston Villa tem 68 pontos (4º) e não pode mais ser alcançado.
A única chance da equipe de White Hart Lane é que, por critérios da Uefa, a Inglaterra “ganhe” uma 5ª vaga na temporada 2024/25, mas isso ainda não está definido.
Em campo, o Tottenham criou a primeira grande chance da partida, com Maddison exigindo defesa espetacular do goleiro Ederson em chute da entrada da área.
No entanto, o City acordou depois disso e criou duas oportunidades claríssimas de abrir o placar em Londres, ficando a centímetros de balançar as redes.
Primeiro, Phil Foden chutou à queima-roupa na pequena área e foi parado por uma espalmada sensacional de Vicario. Depois, De Bruyne concluiu forte na área, mas o zagueiro Dragusin salvou em cima da linha.
Na volta do intervalo, os dois times retornaram a 200 km/h, com Ederson e Vicario tendo que trabalhar muito para salvarem finalizações.
No entanto, quando a equipe de Manchester acelerou seu jogo, achou o gol que destravou o placar em Londres.
Em jogada pela direita, Bernardo Silva enfiou ótima bola para De Bruyne, no limite do impedimento. O belga cruzou rasteiro, e o matador Haaland, ao seu melhor estilo, só completou para as redes.
Explosão de alegria nas arquibancadas visitantes, com o City pulando para a liderança da Premier League!
Depois disso, os Spurs tentaram reagir e quase empataram com Kulusevski, mas o arqueiro Ortega, que havia acabado de entrar no lugar de Ederson (leia mais abaixo), fez grande intervenção.
Ortega ainda apareceria de novo, de forma decisiva, para salvar os Citizens em Londres.
Aos 40 minutos, Son Heung-min arrancou sozinho e, cara-a-cara com o arqueiro, bateu rasteiro. Com a perna, o alemão fez uma defesa espetacular e salvou o time de Manchester.
O castigo do Tottenham veio praticamente na sequência: Doku entrou driblando na área e “entortou” Pedro Porro, que só parou o belga na pancada: pênalti claro.
Na cobrança, Haaland bateu no ângulo e fechou a conta na capital inglesa.
Ederson deixa jogo após concussão
Aos 18 do 2º tempo, o goleiro Ederson levou uma joelhada na cabeça em divida com o zagueiro Romero, do Tottenham, e precisou de atendimento.
O brasileiro ainda conseguiu levantar e ficou em campo por mais alguns minutos, mas acabou substituído pelo reserva Ortega após decisão dos médicos do Manchester City.