Estratégias de Marketing de Sucesso para sua Empresa

Quando falamos de marketing, nos referimos a propagandas e anúncios pagos, certo? Em parte, sim. Mas o que dizer das estratégias por detrás deste conceito amplo, que podem funcionar para a sua empresa, independente da área em que se trabalha?

As pequenas empresas são a maioria no Brasil. E como os recursos para as mesmas costumam ser escassos, errar nas apostas em marketing pode ser fatal. Quem não é visto, quase nunca é lembrado. 

No mundo dos jogos online e esports não costuma ser diferente.  Muitos abrem contas e querem se divertir, mas acabam por gastar dinheiro. Com odds competitivas para basquete na Superbet, por exemplo, é possível jogar sem preocupações, pois a casa de apostas esportivas é uma das melhores do mercado.

Marketing Empresarial no Brasil

A constância e contínuo investimento em propagandas e anúncios é o que vai levar a sua marca e o nome de sua empresa a se destacar dentre tantas oportunidades existentes online. Ou seja, o permanente investimento é um dos principais pilares para se ter êxito.

Agora, quanto seria o real custo para investimentos em marketing, por exemplo? Essa é sem dúvidas uma das principais questões quando o assunto é marketing empresarial. Diz-se que entre 5 e 10% do faturamento de uma microempresa deve ir para investimentos em anúncios em redes sociais e sites. A cara da sua marca deve estar estampada onde a visibilidade seja maior (até mesmo em outdoors espalhados pela cidade), mas a proposta aqui é sempre deixar à vista dos futuros consumidores.

Novas Formas de Propaganda

As estratégias de marketing deixaram de ser um capricho para ser algo necessário. Há empresas que contratam equipes inteiras para realizar tal feito, ou então separam um orçamento para ter colaboradores apenas focados nessa missão. Marketing deixou de ser aquela propaganda de panfleto e boca-a-boca e passou a ser algo levado a sério. E se pensarmos no retorno e custo-benefício para a sua marca, teremos a certeza de que vale a pena.

Estratégias

Falando sobre as estratégias, a primeira é uma já conhecida do mercado, o marketing cooperado. O que seria isso? Todo mundo já escutou em algum momento a palavra collab ou parceria, correto? Há quem tenha trauma dela, e há quem veja no termo parceria algo a ser pensado e levado em consideração.

Quando um empreendedor de pequeno porte deseja entrar num mercado já saturado ou com alta concorrência, é importante que ele aja estrategicamente e com bastante inteligência. E um dos meios para se fazer isso é através de parcerias com concorrentes indiretos, ou seja, não é preciso aqui realizar um investimento financeiro alto, mas sim estar conectado com alguém que esteja no mesmo barco, buscando os mesmos clientes.

Por exemplo, um fotógrafo cujo nicho é noivas, deve associar-se a alguém que seja da área da beleza e faça parcerias e eventos. Dessa forma, os dois podem sair lucrando, já que o alvo de clientes acaba sendo o mesmo e se complementam. Ou até mesmo o cartão de visitas deixado em um salão de beleza, supermercado ou estabelecimento comercial pode ser uma forma de atrair clientes, sem gastar muito para isso.

Outra estratégia válida e bem utilizada hoje em dia é mostrar para os clientes o que se tem para oferecer. Que tipo de informação relevante deve chegar ao cliente em potencial? Será que um panfleto poderia resolver o problema? Não seria uma má ideia, contanto que nele estejam descritas as redes sociais e telefones de contato.

Segmentando por Público Alvo

Muitos devem achar que a panfletagem não funciona, mas isso depende muito do seu público. As pessoas com mais idade sempre vão preferir ler um panfleto ou anúncio do que buscar informações pelo Instagram ou Facebook. Ou seja, nem todas as mídias funcionam para todos os grupos sociais e dessa forma, é necessário manter a diversificação do marketing, respeitando o público alvo em questão.

Mas a estratégia que mais vem dando retorno nos dias de hoje em diversos mercados é sem dúvidas as redes sociais e o marketing digital. Hoje, temos influenciadores para tudo o que se possa imaginar! Quer vender maionese? Tem influenciador para isso. Precisa vender passagens de avião? Tem pessoas que buscam parceiros para tal fim.

Marketing Digital

Dispensando comentários, o marketing digital vem sendo colocado no primeiro lugar do patamar de modelos de estratégias de marketing, tanto por sua praticidade como pelo retorno positivo obtido pelas empresas. Gerar tráfego através de blogs e sites e atrair clientes para eles é uma forma de movimentar as vendas da sua empresa.

Entender sobre a persona ou público-alvo também está associado diretamente ao marketing digital. Não basta ter seguidores e potenciais consumidores se não se está mirando no público correto. É como querer vender roupas femininas para um público masculino ou seja, um tiro certeiro no escuro! 

 

Fonte: Assessoria

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