A Polícia Científica de Alagoas encerra nesta quinta-feira (23), sua participação no I Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública. Realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, o evento reuniu gestores de logística, compras e planejamento das Secretarias de Segurança Pública dos estados e das corporações que compõem o Susp.
O Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública (ComprasSusp) foi instituído no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com finalidade precípua de realizar compras e aquisições de bens e serviços de forma mais eficiente, em benefício das instituições e órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
Bárbara Fonseca, perita criminal do Instituto de Criminalística de Maceió, representou a Polícia Científica no encontro, que foi custeado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP). Ela explicou que o evento serviu para auxiliar na padronização dos processos de compras e contratações, ampliando a possibilidade de se utilizar da plataforma ComprasSusp.
Nos três dias do encontro nacional, os participantes conheceram as estratégias e iniciativas desenvolvidas pela Senasp, como a promoção e incentivo de uso do sistema de processos de contratações e aquisições destinadas ao Susp, por meio da Diretoria de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública.
“Curso extremamente integrativo, contando com quase 150 participantes de todo o Brasil, dividindo as mais diversas experiências sobre todos os âmbitos do processo de aquisições dentro da Segurança Pública”, afirmou a perita, chefe do Laboratório de Genética Forense do IC.
Além de Bárbara Fonseca, a comitiva alagoana contou com a participação de integrantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e também da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Cada um deles atuaram como pontos focais e multiplicadores dos conhecimentos adquiridos para as equipes locais de licitação e contratos.