A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), realizou uma operação nesta quinta-feira (23) para combater o desvio de recursos públicos federais em hospitais na Grande Vitória. A polícia chegou até o esquema após a apreensão de um bilhete com pedidos de propina.
A Operação Manuscrito tem o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em endereços em Vitória, Vila Velha e Serra.
Segundo a PF, durante dois anos foi empenhado pelo hospital o montante de R$ 6,2 milhões em favor das empresas investigadas, dos quais R$ 3,4 milhões oriundo de recursos federais para aplicação no custeio de ações e serviços públicos de saúde do SUS.
O trabalho contou com a participação de dois auditores da CGU e de 24 policiais federais. O nome do grupo empresarial envolvido não foi divulgado.
O Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória disse que já afastou o servidor envolvido.
Investigações
A Polícia Federal informou que após o bilhete ter sido identificado em 2023, as investigações apontaram fortes indícios de um possível esquema de corrupção, com favorecimento ilegal em licitações.
O esquema criminoso teria a participação de um agente público, envolvendo pedido de propina em processos de compras do hospital junto ao grupo empresarial investigado.