O Instituto Biota de Conservação emitiu um alerta nesta sexta-feira, 24, para que a população não recolha aves marinhas que encalham no litoral alagoano por conta do risco de transmissão da Influenza Aviária, que teve seus primeiros casos registrados no ano passado em algumas cidades brasileiras.
O Biota informou ainda que desde ontem, aves marinhas foram encontradas encalhadas em algumas praias alagoanas, como Barra de Santo Antônio, Maceió e Marechal Deodoro. Ao encontrar os animais, a população está os levando para cuidar em casa ou até tocando neles, o que não é recomendado devido ao grande risco de contrair a Gripe Aviária (H5N1).
A Influenza Aviária é uma doeça viral altamente contagiosa que afeta especialmente aves silvestres e domésticas. Os sintomas da gripe aviária são parecidos com gripe comum e começa a se maniefestar oito dias após o contato com o vírus. Os sintomas mais relatados pelos pacientes são dor de garganta, febre acima de 38°C, dor no corpo, mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal.
O Instituto pede que as pessoas entrem em contato com os voluntários da ONG caso encontre qualquer ave marinha encalhada. As informações podem ser enviadas pelos telefones/WhatsApp: (82) 99115.2944 / 98815.0444 / 99115.5516.