Com uma estimativa de pouco mais de 220 milhões de pessoas no país, você provavelmente tem ou conhece alguém com algum sobrenome muito popular. Como forma de listar os sobrenomes mais usuais e entender suas origens, uma pesquisa realizada pelo site Forebears, listou os cinco sobrenomes mais comuns no Brasil. Entre eles, o “Silva” foi considerado o mais frequente pela população.
Os estudos apontaram que existem mais de 5 milhões de brasileiros que têm o “Silva” incorporado nos registros de nascimento. Para explicar melhor, o alcance desse proporção, significa que, em média, a cada 40 pessoas que nascem no Brasil, uma tem esse sobrenome.
Entenda as origens dos sobrenomes mais comuns
SILVA
Como descrevemos acima, o sobrenome “Silva” sai disparado como o principal nos registros de nascimento de muitos brasileiros. Mas qual sua origem?
O sobrenome remonta de Portugal e significa “floresta” ou “Selva”. Existem registros de Silvas também na Itália e na Espanha. Estudiosos afirmam que Silva surgiu no século XI (11), tendo relação com a Torre e Honra de Silva, símbolo de uma das famílias mais nobres do Reino de Leão, na Península Ibérica.
RODRIGUES
O primórdio do sobrenome remete ao “filho de Rodrigo”, devido a causo do sufixo “es”. E como os “Silvas”, a herança é portuguesa , poré, foi adaptada ao longo dos anos por imigrantes das antigas “capitanias hereditárias”. Também existem vários “Rodrigues” listados na Espanha e nos países colonizados por elas.
SANTOS
Outro sobrenome bastante comum e que remete aos dogmas da Igreja Católica e vem da palavra “santo”. Ainda não se sabe exatamente de qual país remonta a origem do sobrenome, mas estudos mostram que na Idade medieval, os cavaleiros ibéricos que nasciam no “Dia dos Santos” recebiam o mesmo sobrenome.
OLIVEIRA
Essa é bem fácil de deduzir, já que se tratavam daqueles que cuidavam diretamente colheita das olivas. O sobrenome era mais usado como alcunha do que como nome. O primeiro registro com esse nome foi o de Pedro Oliveira, em Portugal, que era dono de olivais no país no século XIII (13).
SOUZA
Para fechar a fileira dos sobrenomes mais comuns no país, os “Souzas” ou “Sousas”, remete à palavra “Saxa”, que significa “rocha”, na tradução para o latim. De origem lusitana, os “Souzas” eram aqueles que viviam na margem do rio Sousa, no Norte de Portugal. Ao longo dos anos, o nome foi sofrendo variações, principalmente com a troca do “S” para o “Z” , pala que fosse pronunciado pelos indígenas e por escravos africanos.