Wanessa Camargo foi a entrevistada do g1 Ouviu, o podcast e videocast de música do g1, nesta segunda-feira (27). E entre outros temas, falou sobre a produção de “Caça likes”, música que lançou logo após sua participação no “BBB24”.
“Sai do ‘BBB’ e, obviamente, a gente vai entrando no planeta Terra. E já sei que a gente tá numa era de fake news absurda e perigosa, de muito hate, crítica, e vivo essas críticas há 20 poucos anos de carreira, tô vacinada”, disse.
“E quando saí do programa, quando me deparo com todos os enredos e vídeos que vi que foram cortados e deturpados, eu precisava falar da minha maneira.”
Wanessa contou que algumas frases que fazem parte da música estavam na composição “Só por um fio”, escrita por ela há cerca de dez anos, mas que nunca foi lançada.
A cantora ainda revelou que outras duas músicas inéditas foram escritas com “Caça likes”. Uma sobre mulheres e, outra, sobre acolhimento.
Ela ainda afirmou que a participação no “BBB” e os desafios de sua vida pessoal devem render material para seu próximo disco. “Foi um ano que parece que passei por um furacão, minha casa voou… isso tudo vai virar um material muito rico se eu realmente fizer uma imersão.”
A cantora afirmou que ainda não sabe exatamente o que fará, mas que vai decidir durante os 15 dias que terá durante as férias dos filhos. “É isso que gosto, descobrir na hora. Óbvio que será um trabalho pop, mas vai abraçar tudo o que sou.”
Volta aos palcos pós-programa
Wanessa relembrou seu retorno aos palcos após participação no “BBB24”: “Fiquei muito apreensiva. A gente estava há muito tempo fora. Mas foi lindo, lotado, e muita gente nova pós-programa.”
Ela contou que costuma fazer pesquisa com fãs nas redes sociais para saber o que eles querem ouvir nos shows e, ainda, comentou que a procura por seus shows aumentou após o programa, “mas não quer dizer que a gente feche”.
Wanessa ainda relembrou alguns desafios que já lidou em alguns de seus shows ao longo da carreira: “Já aconteceu tudo, cair palco, barata voar na minha cabeça, microfone parar e nunca mais voltar…”.
Medo dos palcos
Wanessa surpreendeu ao dizer que “era muito envergonhada”. “Tinha muito medo de palco. Tive que fazer teatro. Ainda sou, mas melhorou um pouco.”
Ela conta que usava a dança para se proteger no palco e que, em certo momento da vida, sonhava em ser bailarina em Nova York.
Ao falar sobre a timidez, ela ainda entregou: “Eu tenho gagueira quando fico nervosa em público. Já gaguejei aqui duas vezes.”
“Eu falava com o público e me sentia ridícula. Minha tática foi: ‘esquece do público e se diverte com seu show’. Aí virei outra artista. Aí comecei a ficar malandra de palco. Antes era uma tortura pra mim.”
Sucesso de “O amor não deixa”
Wanessa contou que na época em que lançou “O amor não deixa” não tinha noção do tamanho da música. “Sempre me senti uma vira-latinha. Na época, não sabia que estava tão forte”.
A cantora entendeu o sucesso do hit depois de ver que a faixa permaneceu ao longo dos anos. E analisou os motivos: “Tem uma letra muito clássica de amor, um tema em comum a todos, uma sonoridade interessante, um pop-country, e um refrão muito forte. Então ela tem elementos de música boa. Preenche os requisitos de música que vai ficando.”
Comparações com Sandy e críticas sobre o corpo
Wanessa relembrou o período em que o público e a mídia faziam comparações entre ela e Sandy e criticavam seu corpo: “Tive bulimia, anorexia. Então esse lance [de imagem] me afetou. Comia só pra dar uma enganada”.
“Eu sempre fui uma pessoa com coxa grossa, que gosta de comer. Lembro de uma manchete que dizia: ‘Gordurinha a mais, cantoria de menos’. A galera criticando meu corpo’.”Mas
Ela também analisou uma frase dita no passado, quando disse ser o oposto de Sandy.
“É meio nebuloso isso pra mim. Criou-se a menina rebelde e a menina comportada. Ficou essa imagem toda. E musicalmente, a voz da Sandy é completamente diferente do meu timbre.”
“As pessoas diziam que eu queria imitar ela. Nunca foi minha intenção imitá-la. Não tem como, ela é única. Só queria mostrar que eu era única também, do meu jeitinho. Não quero ser igual, quero me inspirar.”
A cantora comentou que há cerca de dez anos teve a oportunidade de conversar com Sandy sobre o assunto. “Que loucura que a gente viveu”, disse.
“A Sandy é uma das pessoas mais incríveis que conheço. De ser humano, caráter, talento, sou fã.”
Meme ‘Shine it on’
Wanessa se divertiu ao relembrar o momento de sua participação no “Programa do Gugu”, que rendeu o meme do hit “Shine it on”.
“Foi um caos e aqueles micos que você nem sabe que está pagando. Eu estava fazendo muito ao vivo naquela época para quebrar preconceitos e barreiras de que não cantava, mas o Gugu pediu playback.”
A cantora explicou que, já no palco, o playback não começou, por isso, começou a improvisar um solo ao vivo.
“Pra mim, estava um silencio [no palco] e eu estava maravilhosa conseguindo reverter a situação. Saí do programa e ninguém me avisou nada.”
Wanessa só soube o que tinha acontecido quando seu marido na época, o empresário Marcus Buaiz, falou para ela olhar a internet.
“O povo pega pesado. Mas o playback não rolou pra gente, só pra vocês. E eu tava lá achando que estava arrasando.”