A equipe do Núcleo de Investigação Especial (Niesp), da Polícia Civil de Alagoas, realizou, na tarde dessa quarta-feira (29), na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, a prisão de um homem de 36 anos, foragido por diversos crimes há 16 anos. Havia contra ele três mandados de prisão em aberto.
Segundo informações os crimes foram cometidos anos atrás nas cidades alagoanas de Maribondo, onde cometeu outro latrocínio; de Anadia, onde cometeu latrocínio com sequestro, corrupção de menores e formação de quadrilha; e por fim em São Miguel dos Campos, onde, junto com um comparsa, chegou a ser preso em flagrante por roubo majorado, corrupção de menores e formação de quadrilha.
O indivíduo conseguiu fugir da delegacia uma semana depois, junto com o cúmplice, que também foi recapturado tempos depois em São Paulo, em ação da Deic daquele estado.
A equipe comandada pelo delegado Sidney Tenório vinha no encalço deste fugitivo há pelo menos sete meses e chegou a realizar buscas por ele em trÊs cidades do estado de Pernambuco, vindo a capturá-lo agora, no Centro de Juazeiro do Norte, na igreja onde ele atuava como pastor evangélico.
O preso foi apresentado na Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde o suspeito ficará custodiado até a realização de audiência de custódia e seja autorizada seu recambiamento para Alagoas, onde ele deverá cumprir pena no sistema prisional.
Sobre os crimes
Os três crimes pelos quais o suspeito é acusado foram cometidos no ano de 2008, em conjunto com três parceiros, um maior de idade e outros dois irmãos, homem e mulher, na época ainda adolescentes.
Em Junho daquele ano, o mototaxista Jailson Correia da Silva, de 24 anos, foi assassinado com um tiro na nuca, no Sítio Oiteiro, zona rural de Maribondo, cidade a 86 quilômetros de Maceió, após o criminoso se passar por passageiro.
À época testemunhas afirmam que após o crime viram um homem fugindo com a motocicleta da vítima em direção à cidade de Anadia.
Na madrugada do dia 15 de Agosto do mesmo ano, o grupo invadiu a casa de José Reinaldo da Silva, 41 anos, conhecido como “Quebra Pedra”, na cidade de Anadia. Ele era dono de uma pedreira na cidade de Paulo Jacinto e, segundo testemunhas, emprestaria dinheiro a juros.
Os criminosos estavam armados e teriam sido violentos ao chegar, pedindo dinheiro e que fosse mostrado o cofre. Depois de reunir certa quantia e alguns objetos, os bandidos saíram com o carro da vítima, um Fox, levando-o no porta-malas, até o local onde ele foi executado e seu corpo encontrado depois.
Na noite do mesmo dia, a menor do grupo teria pedido uma viagem de mototáxi, de 33 anos, até as proximidade da fazenda Caxumba em São Miguel dos Campos, até o ponto onde o resto do bando se revelou, rendeu a vítima e roubou sua moto, não antes de agredi-lo fisicamente com crueldade. Esta vítima conseguiu sobreviver.
Os quatro envolvidos são naturais de Anadia. A então menor de idade hoje é falecida e seu irmão, também adolescente à época destes fatos, hoje é procurado pela polícia por uma série de outros crimes. O outro homem capturado em São Paulo segue preso e o líder do grupo foi agora localizado.