Guaíba volta a subir, fica 26 cm acima da cota de inundação e alaga ruas que estavam secas

Rua que estava seca e agora alagada em Porto Alegre após cheia do Guaíba. — Foto: Bruno Teixeira/CBN

O rio Guaíba voltou a ficar a cima da cota de inundação nesta segunda-feira (3). Medição realizada às 6h da manhã, na Usina do Gasômetro, mostra que o nível está em 3,86 metros. O número representa elevação de mais de 40 centímetros em relação à medição realizada na manhã desse domingo (2). Os motivos são os ventos que sopram da região Sul do estado e represam as águas do Guaíba. O vento forte faz, inclusive, com que o Guaíba forme ondas.

O volume supera em 26 centímetros a cota de inundação, de 3 metros e 60 centímetros.

A elevação provoca novos alagamentos na Orla do Guaíba, na região Central. No fim de semana, a área não apresentava alagamentos e foi utilizada pelos porto-alegrenses para atividades de lazer.

A chegada de uma nova frente fria nesta segunda-feira (3) ao Rio Grande do Sul já causa chuva de fraca intensidade na Capital e nas regiões oeste, campanha, sul, centro, vales. Apesar do retorno da instabilidade no tempo, os volumes não serão significativos e não há alerta para novos temporais.

Pouco mais de um mês após o início das chuvas, todas as entradas e saídas de Porto Alegre foram liberadas.

O número de mortos pela maior tragédia climática do Rio Grande do Sul subiu para 172. Ainda há 42 desaparecidos e mais de 580 mil pessoas fora de casa.

Fonte: CBN

Veja Mais

Deixe um comentário