Dando início às atividades do programa “Defensoria pela Paz”, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) promoveu, na última segunda-feira (03), uma capacitação com servidores dos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Olho d’Água do Casado, Mata Grande, Inhapi e Canapi , voltada para a criação e atuação em grupos reflexivos para agressores de violência doméstica. O evento, realizado no município de Delmiro Gouveia, contou com a presença da Defensora Pública da cidade, Andréa Carla Tonin.
O curso foi organizado pela equipe técnica da Defensoria Pública e contou com palestras de membros da instituição em Arapiraca e Maceió, como a Psicóloga de Arapiraca, Roberta Cavalcante, a Assistente Social de Arapiraca, Raquel Bianca, o Psicólogo de Maceió, Luan Gama. A capacitação contou, ainda, com a presença da psicóloga cedida pelo Município de Major Izidoro, Luana Gonçalves.
O programa
Lançado em abril deste ano, o programa “Defensoria pela Paz” é uma iniciativa institucional, desenvolvida por meio de parceria com municípios, que tem como objetivo garantir a proteção à mulher, recuperar o homem agressor, romper o ciclo de violência e garantir a paz nos lares alagoanos.
Os participantes serão encaminhados para participação nos grupos reflexivos pelo Poder Judiciário, como resultado do estabelecimento de medidas protetivas de urgência ou como condição de pena alternativa.