A deputada federal Luiza Erundina (Psol) passou mal durante uma sessão na Câmara nesta quarta-feira (5) e foi internada na UTI do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde permanece sob cuidados médicos. O partido da parlamentar informou que o quadro de saúde é estável e que ela aguarda o resultado de exames.
Deputados do Psol afirmaram que Erundina teve um mal súbito após discussões na Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial na Câmara dos Deputados. Por conta do episódio, os parlamentares pediram a suspensão da sessão.
“A nossa nobre, querida e gigante deputada Luiza Erundina se encontra indo para a UTI neste momento por conta do nervoso que foi submetida na Comissão de Direitos Humanos. Isto é a escala da brutalidade, da falta de respeito, da falta de diplomacia. Hoje foi um dia marcado por brutalidade em quase todas as comissões desta Casa”, afirmou a deputada Erika Hilton (Psol).
Luiza Erundina, de 89 anos, nasceu em Uiraúna, na Paraíba. Governou a Prefeitura de São Paulo de 1989 a 1992, sendo a primeira mulher eleita para o cargo. Também atuou como vereadora e deputada estadual pelo PT, partido do qual foi uma das fundadoras. É deputada federal há sete mandatos.
Em 2020, integrou a chapa de Guilherme Boulos (PSOL-SP) como vice pela prefeitura da capital paulista.