Inmet emite alerta de perigo de chuvas para Maceió e outras 38 cidades

Semarh/AL também emitiu alerta meteorológico para demais regiões do estado

Um alerta de perigo (cor laranja) de chuvas para Maceió e outras 38 cidades foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão alerta que o alerta teve início na manhã desta sexta-feira, 07, seguindo até as 23h deste sábado (08).

O alerta de perigo de chuvas é válido para as cidades de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campestre, Campo Alegre, Capela, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Satuba, Teotônio Vilela.

Segundo o alerta do Inmet, pode ter acumulado de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100mm/dia com riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios.

O órgão alerta para a população evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações nas encostas, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos e qualquer informação ligar para 199, Defesa Civil, e 193, Corpo de Bombeiros.

Leia também: Municípios de Alagoas podem enfrentar acumulados de chuvas até sábado (08)

Alerta da Semarh

Também na tarde de hoje, 07, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Spden/Semarh) emitiu Alerta Meteorológico, com validade até domingo (09), podendo ser renovado. Há previsão de chuvas para todo o Estado, com maior intensidade para a Zona da Mata, Baixo São Francisco, Agreste e Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió.

As condições meteorológicas mostram um grande acumulado de nuvens e chuvas em áreas continentais adjacentes, onde o volume de chuvas pode exceder 80 mm nas próximas 48 horas. Atenção especial para o Litoral e Zona da Mata alagoana, bem como para a região metropolitana de Maceió, onde os acumulados de chuva já excederam 40 mm nas últimas 24 horas.

“Já estávamos com aviso vigente, mas as novas análises mostraram a necessidade de atualização para Alerta, o que demanda maior atenção por parte da população. Em um trabalho conjunto com a Defesa Civil (Estadual e Municipais) e Corpo de Bombeiros, pedimos para que as pessoas atentem para as recomendações das autoridades”, informou o Superintendente de prevenção em desastres naturais, Vinícius Pinho

Há risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, e cheias em pequenos riachos, na Zona da Mata, Litoral, Agreste e Baixo São Francisco. Também aumenta o risco para deslizamentos em áreas de encosta.

O alerta afirma que até o momento de sua publicação, não havia riscos de transbordamento dos principais rios e riachos do Estado, conforme monitoramento hidrológico. A Sala de Alerta continua em monitoramento constante e permanecerá em plantão no período da vigência do Alerta.

O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo Website da Semarh, através dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico.

Veja Mais

Deixe um comentário