Neste domingo, 09, a partir das 16h30, acontece a decisão da Copa do Nordeste 2024. Em jogo de volta, no Rei Pelé, o CRB tem a chance de realizar um feito inédito e ser campeão do regional pela primeira vez. A missão, no entanto, não é nada fácil, visto que na primeira partida, no Castelão, na última quarta-feira (05), o Leão conseguiu o placar de 2 a 0.
Historicamente, 17 finais da Copa do Nordeste já foram decididas em confrontos de ida e volta. Em 11 dessas 17 decisões, o vencedor do jogo de ida acabou sagrando-se campeão da competição após os dois jogos.
Por outro lado, em duas oportunidades, o time que perdeu o jogo de ida da final da Copa do Nordeste conseguiu reverter a desvantagem no jogo de volta e sagrar-se campeão do torneio regional: o América-RN, em 1998, e o Bahia, em 2021.
Situação
Campeão em 2019 e 2022, o Fortaleza pode perder até por um gol de diferença hoje. Já o CRB tem que ganhar por três ou mais gols para conquistar o título inédito, enquanto vitória por dois leva a decisão para os pênaltis.
O Galo sabe que a missão de conquistar a Copa do Nordeste é difícil, mas não impossível. Neste ano, as duas equipes se enfrentaram pela fase de grupos da competição e deu CRB, que venceu por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé.
Confrontos
As duas equipes já se encontraram sete vezes na competição, todas pela fase de grupos, com três vitórias do Fortaleza, duas do CRB e dois empartes. Essa é a primeira vez que os clubes se enfrentam na final.
Nas competições nacionais, os times já ficaram frente a frente 25 vezes. Jogando sob seus domínios, o ‘Laion’ só perdeu para o Galo uma vez, pela Série B de 2007.
Segurança
Após o primeiro jogo, começou a circular nas redes sociais vídeos que teriam sido gravados antes da partida, que mostram suspeitos ligados à Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) agredindo torcedores regatianos. De acordo com a imprensa fortalezense, o fato ocorreu na Avenida Eduardo Girão, no bairro Fátima.
Preocupados com que a cena não se inverta e se repita em Maceió, a Segurança Pública preparou um esquema de segurança que contará com 480 militares no policiamento, seja no interior ou no entorno da praça esportiva. 220 PMs atuarão na segurança nos setores dentro do Trapichão. Do lado de fora, guarnições motorizadas estarão distribuídas em 35 viaturas e nove motocicletas de unidades especializadas como os batalhões de Polícia de Rotam e de Operações Policiais Especiais (Bope). Serão empregados ainda 36 conjuntos (homem e cavalo) da Cavalaria.
Veja mais detalhes: PM garante reforço no policiamento para final da Copa do Nordeste em Maceió
Apoio da torcida
Nesse sábado (08), no último treinamento antes da decisão, a torcida regatiana lotou o CT Ninho do Galo para demonstrar apoio à equipe.
Ver essa foto no Instagram
Para o confronto de mais tarde, cerca de 15.200 ingressos foram colocados à venda e a promessa é de casa cheia, apesar da chuva que castiga a Capital alagoana nos últimos dias. Para quem não puder ir ao Trapichão, a partida será transmitida com imagens no SBT, na ESPN, no Star+ e Nosso Futebol.
Escalações
O CRB, do técnico Daniel Paulista, deve entrar em campo com: Matheus Albino; Hereda, Saimon, Fábio Alemão e Matheus Ribeiro; Falcão, João Pedro e Gegê; Léo Pereira, João Neto (Labandeira) e Anselmo Ramon.
Já o Fortaleza, do técnico Juan Pablo Vojvoda, deve entrar em campo com : João Ricardo; Emanuel Brítez, Benjamin Kuscevic e Titi; Yago Pikachu, Matheus Rossetto, Zé Welison, Moisés e Bruno Pacheco; Lucero e Pochettino.
Arbitragem
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)