Não é novidade que práticas assertivas da gestão municipal têm levado Coruripe a alcançar excelência na educação, desta vez não foi diferente, o município conquistou a segunda posição com o melhor nível de alfabetização infantil dos 102 municípios alagoanos, e sua rede se destaca com 94,1% das crianças coruripenses alfabetizadas, percentuais nunca atingidos.
Enquanto a média Nacional de alfabetização em 2023 foi 56%, Coruripe se destaca com 94,1%. Os números são do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado no final de maio, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com as avaliações aplicadas em cada estado foi verificado o nível de proficiência e os cumprimentos das metas estabelecidas para 80% dos alunos alfabetizados até 2030, porém Coruripe tem que manter uma média de 80% por ano, tendo em vista que já ultrapassou a meta com 94,1% de crianças alfabetizadas.
Outra métrica importante para mensurar a educação foi a avaliação dos Resultados alcançados pela avaliação do estado pelo Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (SAVEAL).
Conheça as ações voltadas à formação de estudantes e profissionais para que Coruripe chegasse a esse patamar na Educação municipal: Implementação dos cantinhos de leitura; investimento na aquisição de material pedagógico literário para as escolas; aquisição de material didático complementar para todas as etapas de ensino, incluindo a pré escola e os anos iniciais do ensino fundamental.
A parceria e assessoria com o programa Alfa e Beto, que estimula por meio da exploração dos materiais pedagógicos disponíveis a aquisição da leitura pelo recurso do método fônico de aprendizagem; reforço escolar e atendimento aos estudantes com assistentes do programa Tempo de Aprender.
Além da realização de atividades lúdicas de incentivo à leitura como as maratonas de leitura e treino de velocidade de leitura, incentivados pelo programa Criança Alfabetizada por meio da realização dos testes de fluência, o município atingiu em 2023 a média 92% de alunos em leitura fluente.
“Nossa rede municipal de ensino é um orgulho para nosso Coruripe e para Alagoas. Estamos com 94,1% das crianças coruripenses alfabetizadas no nível máximo da escala de proficiência que é 5. É gratificante ver essa conquista vinda dos investimentos na educação infantil, no ensino fundamental e na valorização dos nossos profissionais, uma prioridade na nossa administração. Essa foi a receita para construção desse cenário exitoso. Parabenizo aos professores, equipe técnica da Semed, alunos e família que são nossos parceiros nessa construção”, pontuou o prefeito Marcelo Beltrão.
Durante o Encontro Estadual dos Articuladores das Secretarias Municipais de Educação de Alagoas para articuladores de ensino dos 102 municípios realizado em 29 de maio, na Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), em Maceió também foram apresentados os avanços da alfabetização de crianças no estado e o anúncio dos números pelos municípios alagoanos, conhecidos durante encontro nacional, destacando a importância do Regime de Colaboração entre o Governo de Alagoas e municípios, e da articulação da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-AL) nas recentes conquistas.
A secretária de educação, Cintya Alves falou sobre o resultado e celebrou o momento. “Na última semana saiu a nota do Programa Criança Alfabetizada. Um programa fundamental para avaliar a alfabetização de Coruripe que obteve a nota 94,1% nota máxima nível 5. E não só cumpriu a sua meta como conquistou a meta prevista para 2030. Estamos muito orgulhosos da nossa Educação. Um agradecimento a toda nossa equipe Semed, nossos técnicos, diretores, professores, alunos, parceiros, aos pais e responsáveis que com sua participação na escola aumenta o rendimento dos nossos estudantes essa nota é uma vitória de todos nós. Destaco também, a atuação do nosso gestor por todo o investimento que vem sendo feito na área da educação esse número alcançado reflete que estamos no caminho certo”, concluiu Cintya Alves.
Criança Alfabetizada
O inédito alinhamento dos sistemas de avaliação dos estados ao Saeb é fruto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo MEC em 2023. O foco da política é assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.