Um homem escalou um edifício de 30 andares em Buenos Aires, na Argentina, sem nenhum tipo de proteção nesta terça-feira (11), segundo o canal de TV argentino “Todo Notícias”.
Os bombeiros e a polícia de Buenos Aires foram acionados e chegaram até o homem, segundo o veículo argentino. Os socorristas solicitaram a presença de um tradutor para falar com o homem. O edifício escalado se chama Torre Globant e tem 125 metros de altura. Segundo as autoridades argentinas, o homem estava entre o 8º e o 15º andar quando chegaram ao local.
Uma testemunha chamada Juan relatou ao “Todo Notícias” o momento do resgate: “Ele tentou escapar em um momento, mas um dos bombeiros deu um salto e o agarrou. Não houve resistência nem nada. Ele ficou calmo e até se deixou amarrar”, contou sobre o momento em que conseguiram contê-lo.
Fontes policiais disseram ao canal de TV que o homem é Marcin Banot, um influenciador polonês de 36 anos que se apresenta em suas redes sociais como um escalador profissional de edifícios de grande porte e acumula centenas de milhares de seguidores.
As imagens de Banot escalando o edifício viralizaram nas redes sociais. Ele estava usando uma camisa da seleção argentina com número 10, de Lionel Messi.
Segundo relato de Juan, que é morador da região, o homem teria tentado fazer a mesma manobra na segunda (10), mas foi barrado por funcionários do edifício. “Nota-se que é uma pessoa preparada, não é qualquer um. Ele só tem luvas, uns sapatos e uma câmera, claro: está filmando tudo”, contou.
Quem é o influencer polonês Marcin Banot
Com quase 300 mil seguidores no Instagram e mais de 500 mil inscritos no Youtube, Banot compartilha nas redes sociais diversos vídeos dele escalando arranha-céus, pontes e outras estruturas altas em diversos países do mundo, como Portugal, França, Alemanha e Cazaquistão. Os materiais acumulam centenas de milhares de visualizações. Em um deles, o polonês escala a Torre Eiffel, em Paris.
Após escalar o edifício de 30 andares em Buenos Aires, os argentinos invadiram as redes de Banot e repercutiram seu feito com comentários bem humorados. “Escalou (o prédio) mais rápido que o dólar”, brincou um. “A polícia arruinou seu vídeo para o Youtube”, disse outro. “Nem Milei se atreveu a subir tanto”, falou um terceiro internauta.