Samu Alagoas orienta sobre os primeiros socorros em caso de acidentes com fogos de artifício

Segundo médico Ricardo Nicacio, as queimaduras devem ser lavadas com água corrente para fazer resfriá-las

Com a chegada do mês de junho, as festividades juninas trazem alegria para as ruas de Alagoas. Contudo, a utilização de fogos de artifício, tradicionais nessa época, representa um perigo significativo, especialmente para crianças e adolescentes. Acidentes com queimaduras são comuns e podem resultar em graves consequências, inclusive, amputação de membros. Por esta razão, o cuidado ao manusear os fogos de artifício deve ser redobrado, mas, em caso de acidentes, algumas medidas de primeiros socorros devem ser adotadas, conforme orienta o Rodrigo Nicácio, que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Alagoas (Samu/AL).

Carla Cleto - Ascom Sesau

Para acionar o Samu, a vítima ou uma pessoa que esteja com ela deve ligar para o número 192 e repassar as informações sobre a situação

O profissional explica que as queimaduras de primeiro grau afetam apenas a camada mais superficial da pele, causando vermelhidão e dor. Já as de segundo grau atingem camadas mais profundas, resultando em bolhas e edema local. As queimaduras de terceiro grau são as mais severas, destruindo todas as camadas da pele e tecidos subjacentes.

Em caso de acidente, os primeiros socorros são cruciais para minimizar danos. “Se uma queimadura ocorrer, a primeira coisa a fazer é resfriar a área com água corrente por alguns minutos. Isso ajuda a reduzir a temperatura da pele e a dor, limitando a progressão da área queimada”, explica o médico do Samu de Alagoas, enfatizar que, em alguns casos, as vítimas de queimaduras podem necessitar de cuidados hospitalares, incluindo o uso de curativos especiais, antibióticos e, em casos extremos, cirurgias.

Rodrigo Nicácio salienta que é importante nunca aplicar gelo diretamente sobre a queimadura, pois isso pode causar mais danos à pele.

“E nada deve ser colocado sobre a lesão, além de água corrente. Manteiga, banana, café, pasta de dente e pomadas caseiras ou qualquer outro item não são recomendados, pois fazem parte apenas da crença popular”, reforça o profissional.

O médico enfatiza que, após resfriar a área, a queimadura deve ser coberta com um pano limpo e seco para proteger contra infecções. “Se a queimadura for grave, como aquelas de segundo ou terceiro grau, ou se houver comprometimento das vias respiratórias por inalação de vapores quentes ou fumaça, procure ajuda médica imediatamente”, destacou Rodrigo.

Alerta 

Rodrigo Nicácio reforça a importância dos cuidados especiais ao manusear fogos de artifício. “Nunca permita que crianças soltem fogos de artifício sem supervisão direta de um adulto. Compre sempre fogos de artifício de fornecedores confiáveis e siga as instruções de uso rigorosamente”, aconselha o médico do Samu de Alagoas, salientando que a prevenção é a melhor forma para evitar acidentes, que, por vezes, podem ser bastante graves e até fatais.

A conscientização sobre os riscos dos fogos de artifício e a adoção de medidas preventivas podem salvar vidas e evitar ferimentos graves, conforme recomenda o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda. “Mas em caso de acidentes com fogos de artifício e, se a vítima necessitar de atendimento pré-hospitalar, nossos socorristas estão aptos para fazer o atendimento, sendo necessário acionar o Samu Alagoas por meio do telefone 192”, pontua.

Durante as festividades, o Samu Alagoas estará em alerta máximo para atender qualquer emergência que surgir. “Contudo, a melhor forma de garantir um mês junino seguro é através da prevenção e do uso responsável dos fogos de artifício. Ao seguir essas orientações, todos podem aproveitar as comemorações sem riscos desnecessários”, destaca o gestor da saúde estadual, que já atuou como socorrista do Samu Alagoas.

Fonte: Ascom Samu AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos