Cresce número de pessoas que treinam de madrugada nas academias, diz estudo

Pessoas malhando na academia — Foto: Reprodução/TV Globo

Pessoas malhando na academia — Foto: Reprodução/TV Globo

Cresce o número de pessoas que treinam de madrugada nas academias do país, segundo um levantamento feito por um aplicativo de bem-estar em saúde. De acordo com a plataforma, uma em cada 20 pessoas que fazem check-in no programa, pratica exercício físico entre meia-noite e 5h.

Os dados mostram que essa prática vem crescendo aos longos dos últimos anos. Veja os números dos três primeiros meses de 2024 em comparação com anos anteriores:

2019: 0,26% treinavam de madrugada🏋🏽
2022: 3,94% treinavam de madrugada 🏋🏽‍♀️
2024: 5,44% treinaram de madrugada 🏋🏽‍♂️

Além da falta de tempo durante o dia, os usuários do aplicativo apontam outro benefício ao malhar de madrugada: encontrar a academia praticamente vazia. Mas é preciso ter cautela ao fazer exercícios físicos durante a madrugada, segundo o otorrinolaringologista especialista em sono Eduardo Souza: “É preciso lembrar que o ser humano é um animal diurno”.

“Nossas atividades devem ser consideradas durante o dia, e a noite tem que ser para dormir. A importância do sono não é só o descanso, é na consolidação do que aprendemos durante o dia, memória, aprendizado e atenção. E também na secreção de um hormônio diretamente relacionado ao sono que é o GH — crescimento físico do corpo humano e também pelo crescimento celular”, diz o especialista.

Segundo o médico, quem priva o sono para treinar, “pode ter prejuízos na saúde física e mental”. Então, quem treina na madrugada deve “evitar atividades extenuantes que levem a sobrecarga física, emocional e cognitiva”.

“O sono deve ser respeitado exatamente porque treinamos para ter uma melhor qualidade de vida. Não podemos nos privar de fenômenos fisiológicos para obter essa qualidade de vida”, diz o médico.

‘Muitos benefícios’
A nutricionista e representante comercial Victória Cruz chega na academia, em Brasília, por volta da 1h. Ela conta que a rotina começa cedo e, como tem dois empregos, o único horário que sobra para malhar é de madrugada.

“Desde de manhã até a noite, não consigo parar. E aí eu ficava faltando na academia sempre uma desculpa, tipo, ‘Ah, tô sem tempo, ah, tô cansada’. Aí eu parei com isso e comecei a malhar de madrugada. E aí está rendendo até hoje”, diz Victória.

Tem quase um ano que Victória treina de madruga e ela garante que só tem benefícios.

“O sono melhorou, disposição melhorou, memória, cognição, tudo melhorou. Até a parte física também melhorou bastante. Como eu faltava muito, então o corpo não estava tão legal antes. Agora tá começando a acontecer”, conta a nutricionista.

O motorista por aplicativo Kevin Oliveira é transplantado renal e precisa fazer exercícios. Como trabalha o dia inteiro, decidiu malhar de madrugada.

“Para mim ficou mais vantajoso na madrugada, né? Quer dizer, eu malhava meio-dia. Aí tinha todo o corre do horário de almoço e tudo, mas agora ficou melhor”, diz Kevin.

Veja Mais

Deixe um comentário