Na manhã desta quarta-feira (19), a Receita Federal, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou uma operação de combate ao contrabando de produtos falsificados e sem pagamento de impostos. A ação visou 13 estabelecimentos comerciais localizados no Centro e em um shopping da capital alagoana.
Durante a operação, foram apreendidos 600 volumes de mercadorias, incluindo aparelhos eletrônicos, roupas e brinquedos, totalizando aproximadamente R$ 2 milhões. Mais de 60 servidores da Receita Federal e nove agentes da PRF participaram da ação.
A Receita Federal alertou sobre os perigos dos brinquedos falsificados e roupas, muitos dos quais podem ser produzidos com materiais de descarte, incluindo lixo hospitalar, representando um risco significativo para os consumidores.
O combate à importação ilegal de produtos pela Receita Federal tem como objetivo proteger a concorrência leal e os comerciantes que cumprem com suas obrigações fiscais e trabalhistas. A importação de produtos falsificados e piratas alimenta práticas de trabalho escravo no Brasil e em outros países e pode financiar atividades criminosas.