O deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, reuniu-se em Brasília com deputadas federais da bancada feminina. No encontro, Lira e as parlamentares traçaram pontos de discussão e os primeiros itens de debate da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P-20, que será realizada em Maceió de 1 e 2 de julho.
O encontro reunirá líderes dos legislativos dos países com as maiores economias do mundo que integram o G-20. Até agora, 33 delegações estrangeiras já confirmaram a presença com cerca de 120 integrantes, além de 42 parlamentares brasileiras nesse encontro pioneiro internacional dos parlamentos do G20 na capital alagoana.
“Esta reunião é de extrema importância no contexto da pauta feminina e da política mundial, uma vez que parlamentares de diversos países estarão em Maceió discutindo o necessário avanço da presença feminina na política e na gestão pública. É motivo de muito orgulho, para mim, poder levar este evento a Maceió, inserindo a capital de Alagoas como sede de um evento de tamanha relevância”, disse Arthur Lira.
O presidente da Câmara dos Deputados assumiu em outubro de 2023 o comando do grupo chamado P-20, composto pelos presidentes de parlamentos do G-20. Ele recebeu a liderança do grupo do presidente da Câmara dos Deputados da Índia, Om Birla.
O G20 (Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999 e formado por 19 países, entre nações desenvolvidas e emergentes e, também, pela União Europeia. Já o P20 é o grupo que reúne os parlamentos destes países. A expectativa é de receber em Maceió de mais de 40 presidentes e representantes de Câmaras, Senados e Assembleias Nacionais das maiores potências mundiais, especialmente de suas bancadas femininas.