Uma criança de 8 anos se engasgou com alimentos e foi salva por um policial que estava fazendo uma palestra na escola municipal Francisco Constant Degraf, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
O aluno chegou a desmaiar antes do policial aplicar a manobra de Heimlich nele – técnica indicada pelo Ministério de Saúde e manuais de primeiros socorros para casos de engasgo.
A cena foi registrada em vídeo por uma câmera de monitoramento da escola. O vídeo foi editado porque as imagens são fortes.
As imagens mostram que o menino sai correndo pedindo ajuda, cai no chão e começa a se debater. Ele é socorrido por uma colaboradora da escola, que o ajuda a levantar e começa a fazer os movimentos da técnica.
Ele continua tossindo e volta a cair no chão, dessa vez desmaiado.
Um policial militar aparece, aplica a manobra de Heimlich e desengasga o menino. O aluno retoma os sentidos e a equipe aciona atendimento médico.
O caso aconteceu na manhã de terça-feira (18), por volta das 9h40, na região do Sabará.
O policial que fez o salvamento é o sargento Alessandro Silva da Costa, que estava na escola atuando como instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
Ao g1, ele contou que havia acabado de terminar de dar uma aula do programa e estava aguardando uma viatura buscá-lo quando uma das pedagogas pediu ajuda.
“Pedi que Deus me iluminasse. […] Foi a primeira vez que usei a manobra fora de treinamentos”, disse o sargento , que atua no Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.
Por meio de nota, a prefeitura de Ponta Grossa informou que todos os funcionários de escolas municipais passam periodicamente por treinamentos de primeiros socorros e são capacitados para aplicar a manobra de Heimlich.
A instituição agradeceu a ação do policial e afirmou que foi “determinante para que o resultado fosse positivo para a criança”.
Manobra de Heimlich
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos.
Para bebês de até um ano, a orientação é que sejam dadas cinco batidas com a mão na região das costas, com a criança com a cabeça virada para baixo, seguidas de cinco compressões na frente, até que o corpo estranho seja expelido ou a criança volte a responder e reagir.
Para crianças maiores e adultos, o ideal é a aplicação da manobra de Heimlich, segundo o Ministério, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido.
“A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que pode ser feita por qualquer pessoa treinada, independentemente de ser ou não um profissional de saúde. Pais e cuidadores devem ter conhecimento para executá-la corretamente”, destaca a pasta.
Veja, abaixo, o passo-a-passo da manobra de Heimlich, de acordo com o Ministério da Saúde:
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente;
Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica);
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão;
Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.