Final de semana deve ser de chuvas em Alagoas; confira avisos meteorológicos

Ocorrências serão concentradas no pontos no Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um aviso meteorológico importante nesta sexta-feira (21). A previsão do tempo indica a possibilidade de chuvas significativas em pontos isolados das regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, a partir de sábado (22), podendo se estender até domingo (23).

Ascom Semarh

Meteorologista Bárbara Alves mostra monitoramento das áreas de risco realizada pela Semarh

O momento favorece a formação de nebulosidade sobre a costa leste da região Nordeste do Brasil. Este fenômeno meteorológico pode resultar em chuvas de intensidade fraca a moderada em Alagoas, com atenção especial às regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

As chuvas previstas, mesmo que de intensidade fraca a moderada, podem gerar acumulados, elevando o risco de alagamentos, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana. Além disso, há a possibilidade de elevação de pequenos rios e riachos, bem como um aumento no risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh continuará monitorando as condições  e poderá emitir novas atualizações a qualquer momento. Se houver intensificação das condições meteorológicas ou aumento nos volumes de chuva previstos, um alerta meteorológico ou hidrometeorológico será emitido.

Alertas Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também confirmou dois alertas de acumulado de chuva de perigo potencial (cor amarela), válidos para o Leste e o Agreste alagoano. Um deles é válido até a manhã deste sábado (22) e outro até a manhã do domingo (23).

Inmet

Alerta Inmet

Os municípios afetados são:

Anadia, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Capela, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Igreja Nova, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz do Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

A previsão do tempo e o monitoramento dos níveis dos principais rios pode ser acompanhado diariamente através do website da Semarh, nos seguintes links:

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos