O clima era péssimo. Pouco mais de cinco mil torcedores, num São Januário vazio após campanhas de público zero entre torcidas organizadas, protestavam desde o aquecimento. Mas um Vasco com técnico interino encontrou o bom futebol e a força mental que faltaram nas últimas semanas para encerrar uma sequência de cinco jogos sem vitórias no Brasileiro, golear o São Paulo por 4 a 1 e deixar a zona de rebaixamento.
O cruz-maltino voltou a viver um início de jogo complicado ao sofrer gol de André Silva, uma cabeçada no ângulo sem chances para Léo Jardim. Mas encontraria o empate em bela jogada de Adson e Paulo Henrique, que terminou com Igor Vinícius rebatendo em Alan Franco, que marcou contra.
A partir do fim do primeiro tempo, brilhou a garotada da base vascaína. O meia Guilherme Estrella, de 19 anos, recebeu de Adson e conduziu contra-ataque com muita inteligência e personalidade, levando para o meio e vencendo o goleiro Jandrei. Ele fazia sua primeira partida no Brasileiro, após chances no Campeonato Carioca.
Leandrinho, que entrou no segundo tempo após Piton pedir para sair, mostrou personalidade como nas chances que também teve no estadual e mandou para as redes bola em profundidade de David.
No fim, nos 10 minutos de acréscimo, o próprio David acertou, de primeira, bela finalização após passe de JP, outro jovem que voltou a fazer bom jogo, e deu números finais a partida. Uma goleada para não só fazer o Vasco respirar fora do Z4, como acalmar os ânimos de uma semana nervosa, de demissão de técnico, pressão e protestos.