O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, participou em Portugal da abertura do XII Fórum Jurídico de Lisboa, evento internacional organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Convidado a discursar no evento, Lira abordou em sua fala o desafio de se adaptar a legislação brasileira à rapidez demandada pela revolução tecnológica e a ampliação do acesso à informação.
“Somos cobrados diariamente a legislar sobre assuntos emergentes ou a modernizar a legislação sobre questões que estejam passando por renovação a partir de mudanças na sociedade. Estou certo de que o Parlamento brasileiro tem sabido responder a esse desafio com o respeito à pluralidade de visões existentes na sociedade brasileira. Nosso empenho permanente é o de deixar nossas melhores contribuições para um mundo mais integrado, mais justo e mais sustentável”, afirmou o presidente da Câmara.
Organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Fórum Jurídico de Lisboa acontece anualmente para dialogar sobre desafios, visões e diferentes modelos de sistemas jurídicos presentes em ambos continentes a partir de perspectivas variadas.
O evento deste ano teve início nesta quarta (26) e vai até a próxima sexta-feira (28), tendo como tema central os “Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais”. No Fórum, acadêmicos, gestores, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada, do Brasil e da Europa, estão reunidos debatendo como a globalização tem impactado as relações entre Estados, instituições, empresas e povos.