Uma operação no bairro da Jatiúca flagrou na manhã desta quarta-feira, 03, um transbordo de uma galeria de drenagem de águas pluviais na Avenida Álvaro Otacílio, na orla de Maceió. A empresa foi autuada e notificada pra realizar os reparos necessários para sanar o problema.
A operação foi realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). De acordo o coordenador de Drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, o transbordo foi encontrada em uma boca de lobo instalada na calçada de um prédio residencial e estava completamente entupida.
Ainda de acordo com ele, transbordava o liquido contaminado por gorduras, plásticos e esgoto. “Isso significa que o material da rede coletora de esgoto estava sendo destinado para o mar, por meio da rede de drenagem, o que caracteriza uma infração ambiental. A galeria foi feita apenas para fazer o escoamento da água da chuva para o mar, naquela região”, explicou o coordenador.
A assessoria da BRK foi provocada e até o fechamento desta edição, o Alagoas24horas não obteve respostas.
Do Farol para o Centro
Também nesta quarta-feira (3), a operação Línguas Sujas flagrou um lançamento irregular de esgoto, caindo na rede de águas pluviais por meio da linha d’água da Rua Barão de Jaraguá, no Centro de Maceió.
O material estava saindo de um condomínio localizado na Rua Martins de Albuquerque, no bairro Farol. Segundo a Semurb, a construtora do prédio será multada e notificada para corrigir a irregularidade.
Ainda na Jatiúca
No dia 27 de junho, também na Álvaro Otacílio, na Jatiúca, a operação flagrou uma ligação clandestina de esgoto de outro condomínio. A irregularidade foi identificada durante uma ação de fiscalização que utilizou um robô de inspeção e teste com corante.
A equipe da Seminfra constatou que o esgoto do salão de festas do condomínio estava sendo lançado diretamente na rede de drenagem pluvial, sem passar pelo sistema de tratamento de esgoto. A rede de drenagem, por sua vez, estava cheia de dejetos, o que colocava em risco a saúde pública e o meio ambiente, já que os efluentes contaminam o mar.
O condomínio foi autuado pela Semurb e terá que pagar multa. O fechamento da ligação clandestina será feito pela Seminfra e o condomínio terá que regularizar o lançamento de esgoto.
Operação Línguas Sujas
A operação Línguas Sujas foi lançada em dezembro de 2022 com o objetivo de identificar e fechar ligações clandestinas de esgoto em Maceió. A ação já resultou na autuação de diversos imóveis e na desativação de várias ligações irregulares, com base na Lei Nº 4548/96 (Código Municipal de Meio Ambiente). Desde o início, 168 ligações irregulares foram desativadas.
A Prefeitura de Maceió pede a colaboração da população para denunciar casos de ligações clandestinas de esgoto. As denúncias podem ser feitas através do telefone 156 ou pelo aplicativo Colab.