Geraldo Neto Almeida (PDT), vereador da cidade de Rio Verde, postou um vídeo nas redes sociais pedindo para que os seguidores rezassem para que a caminhada dele até a basílica de Trindade, durante a Romaria do Divino Pai Eterno, fosse abençoada. Ele morreu atropelado na BR-060 e a Polícia Civil investiga o caso.
“Olá, pessoal! Estamos indo para Acreúna. Pessoal, nos coloquem nas orações de vocês para que dê tudo certo na nossa viagem para o Divino Pai Eterno. Ainda faltam quatro dias de estrada. Acompanhem nas redes sociais e mandem orações para a gente. Fiquem todos com Deus!”, diz o vereador no vídeo.
O vereador começou o trajeto da caminhada ainda em Rio Verde, no sudoeste do estado, onde exercia seu primeiro mandato. O acidente aconteceu no sábado (6), em Posselândia, distrito de Guapó, a 48 km de Trindade.
Entenda acidente
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o parlamentar seguia pelo acostamento acompanhado do pai e do marido, além de outros romeiros. Os policiais dizem que um carro branco invadiu o acostamento e acertou Geraldo.
O motorista fugiu sem prestar socorro. Partes do pára-choque do carro ficaram na rodovia.
Na noite de domingo (7), um idoso de 64 anos, morador da cidade de Palmeiras de Goiás, se apresentou na Delegacia de Guapó admitindo ter sido o responsável pelo acidente. Por ter se apresentado espontaneamente, ele não ficou preso.
Ao g1, o delegado André Veloso informou que o homem justificou ter perdido o controle do carro por conta do sol forte que atingiu seu rosto na manhã anterior.
“Ele justificou que o horário que ele estava lá, ele foi ofuscado pelo sol no rosto e que aí aconteceu o acidente nessas condições”. contou o delegado
O motorista também disse, segundo o delegado, que ficou com medo de descer e prestar socorro e ser hostilizado, porque havia muitas pessoas no local. Depois que fugiu, porém, também não ligou para nenhum órgão de socorro.
“Ele diz que ficou com medo e não parou porque tinha muitas pessoas próximas. Ficou com medo de alguma retaliação. Todavia, também afirmou que não acionou a polícia depois, não fez nenhuma ligação, e nem procurou nenhum órgão de socorro, porque estava muito nervoso”, detalhou o delegado.
Aos policiais, o idoso também informou que estava sozinho, a caminho de um encontro de igrejas evangélicas em Goiânia, quando o acidente aconteceu. Ele pode responder por homicídio culposo, com aumento de pena por não ter prestado socorro.
Segundo o delegado, a polícia aguarda a conclusão de laudos periciais feitos no local do crime para tirar maiores conclusões sobre a investigação. Fora isso, também foi solicitada perícia no carro, um veículo Mobi branco.
“A perícia de local do acidente foi feita no dia, no horário, e ele vai ser também decisivo para a gente delimitar as circunstâncias que ocorreu o fato”, explicou.
Vereador postou vídeos minutos antes de ser atropelado
Geraldo compartilhou vários momentos da caminhada que fazia até Trindade com os seguidores. Além do vídeo acima, no começo da romaria, ele também publicou outro 13 minutos antes de ser atropelado.
Um amigo do vereador, que preferiu não se identificar, revelou que o vídeo foi postado às 7h02 e o horário do atropelamento, segundo a PRF, foi atropelado às 7h15.
“Bom dia povo de Deus. Sabadou. Estamos a 10 km de Guapó. Obrigado por colocar a gente nas orações de vocês. Fácil não está. É muito difícil, mas o Divino Pai Eterno está esperando a gente lá”, disse o vereador no vídeo.
‘Geraldo do povo’
Conhecido como Geraldo Neto do Povo, o vereador exercia seu primeiro mandato. De acordo com texto da Câmara de Rio Verde, ele também concorreu ao cargo nas eleições de 2008, 2012 e 2016.
“Carismático, atencioso com a população e querido pelos colegas da Casa, Geraldo foi representante do Bairro Promissão e adjacências e sempre trouxe requerimentos e projetos pensando no desenvolvimento da região e de toda Rio Verde”, disse o texto da Câmara.
Nas redes sociais, seguidores prestaram homenagens ao vereador.
“Meus sentimentos a todos os familiares e amigos”, afirmou um internauta.
“O Bairro Promissão perdeu seu maior defensor”, disse outro seguidor.
Em nota publicada nas redes sociais, a Câmara de Vereador de Rio Verde manifestou pesar pela morte de Geraldo e decretou luto oficial de três dias.