Tradição, Serra e Frio no Sertão. É com esse slogan que o Festival de Inverno de Água Branca (FIAB) chega em sua 19ª edição neste final de semana iniciando a primeira etapa do Circuito Alagoano de Inverno 2024.
Evento pioneiro em Alagoas realizado desde o ano de 2004, atrai visitantes de toda parte do país que buscam momentos de lazer em um clima ameno, convidativo para saborear uma boa gastronomia da região interiorana e conhecer as belezas naturais da cidade.
De 19 a 21 de julho, visitantes e turistas vão poder prestigiar a programação cultural durante o dia no Centro Histórico que conta com uma série de atividades como feira de artesanato e gastronomia, trilhas ecológicas, apresentações folclóricas, culturais e musicais com artistas da terra.
Após 19 anos sendo realizado no Centro Histórico, os shows noturnos vão acontecer em um local inédito. Um investimento de mais de R$ 4 milhões em recursos próprios, a nova Praça Multieventos tem uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, já é considerada o maior espaço público para realização de eventos do Sertão Alagoano. Os shows no palco principal vão começar a partir das 22h.
Sexta-feira (19)
Fabinho Pressão, Zezo, Raí Saia Rodada, Luan Estilizado (À Vontade) e Unha Pintada. Nos intervalos, DJ Vicente.
Sábado (20)
Gau, Ana Carolina e Thiago Freitas. Nos intervalos, DJ Vicente.
Domingo (21)
Mara Souza, Simone Mendes e Zé Vaqueiro. Nos intervalos, DJ Vicente.
O local do evento contará com praça de alimentação, segurança reforçada e atendimento médico disponível ao público em caso de necessidade.
Festival de Gastronomia Quilombola
Fruto de uma parceria do Sebrae Alagoas com o município, dentro da programação cultural do FIAB será realizada a 3ª edição do Festival de Gastronomia Quilombola.
Com acesso gratuito para o público, das 16h às 22h a Praça Fernandes Lima situada no Centro Histórico vai reunir representantes dos seis quilombos água-branquenses que vão comercializar as delícias da culinária afro-brasileira elaboradas por eles, além de muito artesanato local e apresentações culturais.
“Pelo terceiro ano seguido, temos esse apoio do Sebrae Alagoas que promoveu a orientação técnica sobre a produção dos pratos e auxiliou os representantes na formação dos preços. Esse evento vem potencializar e manter a tradição quilombola no município, e é muito importante valorizarmos as raízes do povo água-branquense, além de ser uma forma da geração de renda aos quilombos até porque vão poder comercializar os pratos em eventos futuros não só no município, mas em eventos na região”, explica o secretário municipal de cultura e turismo, Heládio Cardeal.
Água Branca é o município alagoano com o maior número oficialmente de comunidades reconhecidas como Quilombo. No último censo do IBGE, mais de 10% da população se autodeclararam quilombolas que estão situadas na Serra das Viúvas, Moreira de Baixo, Lagoa das Pedras, Barro Preto, Sítio Queimadas e Sítio Cal. Os quilombos foram regiões ocupadas por negros fugidos dos engenhos e fazenda durante o período de escravização dos povos vindos da África. Estas regiões serviram como lugares de refúgio e resistência ao sistema escravagista.
Festival Solidário – Mesa Brasil Sesc
De 19 a 21 de julho, durante o Festival de Inverno, o Município estará recebendo doações de alimentos não-perecíveis para fortalecer o Programa Mesa Brasil Sesc, que este ano é parceiro institucional do FIAB.
O Programa Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício de alimentos. Em Alagoas, a trajetória começou no ano de 2003 e atualmente atende mais de 190 instituições. Confira os pontos de arrecadação:
– Entrada da Praça Multieventos – A partir das 22h
– Feira de Gastronomia Quilombola no Centro Histórico – A partir das 16h
Os produtos arrecadados serão transportados aos bancos de alimentos do programa, que ficam localizados em Maceió e em Arapiraca, para que sejam selecionados, embalados, armazenados, refrigerados e disponibilizados para retirada.
Sobre a cidade de Água Branca
A cerca de 308 km da capital alagoana, Água Branca está situada na região Serrana do Sertão Alagoano e se destaca nesta temporada de inverno por seu clima frio. A sensação térmica pode chegar aos 12° graus em razão da sede da cidade estar localizada em uma serra com altitude de 570 metros acima do nível do mar, considerada a segunda cidade mais alta de Alagoas. Além das trilhas para os cruzeiros e das cachoeiras que se tornam ativas no inverno, o município conta com atrativos turísticos da grande riqueza da cultura popular, dos casarões construídos no século XIX de estilo barroco e colonial, em destaque a Casa da Baronesa palco do primeiro assalto de Lampião como chefe de bando em 1922, a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário construída em 1770 pelo Major Francisco Casado de Melo, e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição construído pelo Barão de Água Branca em 1871. A cidade foi fundada em meados do século XVIII pelos irmãos portugueses Faustino Vieira Sandes, José Vieira Sandes e João Vieira Sandes, e sua emancipação política aconteceu em 24 de abril de 1875.
Programação Cultural
Sexta-feira (19)
05h – Trilhas Ecológicas para a Cachoeira do Vai e Vem, Cachoeira do Quebra-Cabeça e Pedra do Vento. Concentração na frente da Igreja Matriz.
09h às 16h – Casa da Baronesa aberta para visitação.
09h às 16h – Apresentação da Banda de Pífano – Centro Histórico.
15h – Voo de parapente na Serra do Paraíso. Observação gratuita.
16h às 22h – Abertura do 3º Festival de Gastronomia Quilombola de Água Branca – Sebrae Alagoas – Praça Fernandes Lima (Centro Histórico):
– Apresentação da Banda Filarmônica Santa Cecília
– Feira de Artesanato e Literatura Água-branquense
– Entrega de mudas de Plantas Nativas
– Programa Mesa Brasil Sesc – Ponto de Arrecadação de Doação de Alimentos
– Apresentação da dança tradicional Pastoril de Água Branca.
– Apresentação da dança tradicional Guerreiros de Santa Joana (Sítio Cal)
– Palestra “Projeto MEHASA – Museu Etno-histórico e Arqueológico do Semiárido Alagoano Casa da Baronesa”, por Siloé Amorim (antropólogo da Universidade Federal de Alagoas) e Heládio Cardeal (Secretário de Juventude, Cultura, Turismo e Desporto)
– Apresentação musical com sanfoneiro Genilson Vicente
– Apresentação musical com Manoel Freire
– Apresentação do documentário: “Memórias Vivas de Água Branca”, produzido pela Cooperativa EntreSerras através da Lei Paulo Gustavo
– Apresentação musical com Marcinho do Forró
Sábado (20)
06h – 5ª Trilha de Inverno – Jipeiros. Para mais informações: (82) 99916-6147.
09h às 16h – Casa da Baronesa aberta para visitação.
09h às 16h – Apresentação da Banda de Pífano – Centro Histórico.
15h – Voo de parapente na Serra do Paraíso. Observação gratuita.
16h às 22h – 3º Festival de Gastronomia Quilombola de Água Branca – Sebrae Alagoas – Praça Fernandes Lima (Centro Histórico):
– Feira de Artesanato e Literatura Água-branquense
– Entrega de mudas de Plantas Nativas
– Programa Mesa Brasil Sesc – Ponto de Arrecadação de Doação de Alimentos
– Apresentação de grupos de Capoeira Muzenza – Água Branca e Paulo Afonso-BA
– Apresentação da dança tradicional Indígena Kalankó
– Apresentação da Quadrilha Arrocha o Nó do Sítio Maxi, vencedora do 2° Festival de Quadrilhas Juninas de Água Branca
– Apresentação musical com Claudionor Guimarães (Nozinho)
– Apresentação do documentário “Cristo Corre Campo”, dirigido por Lara Araújo
– Apresentação musical com Marciano Hermínio
– Apresentação musical com Cida Mariano e Cuca
19h30 – Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
Domingo (21)
08h e 10h – Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
09h às 16h – Casa da Baronesa aberta para visitação.
09h às 16h – Apresentação da Banda de Pífano – Centro Histórico
15h – Voo de parapente na Serra do Paraíso. Observação gratuita.
16h às 22h – 3º Festival de Gastronomia Quilombola de Água Branca – Sebrae Alagoas – Praça Fernandes Lima (Centro Histórico):
– Feira de Artesanato e Literatura Água-branquense
– Entrega de mudas de Plantas Nativas
– Programa Mesa Brasil Sesc – Ponto de Arrecadação de Doação de Alimentos
– Apresentação musical com “A Banda”
– Apresentação da dança tradicional São Gonçalo (Sítio Ouricuri)
– Apresentação Musical com Victor Hugo e Fernanda Santos
– Apresentação do documentário “Fauna da Caatinga Alagoana: riqueza e biodiversidade”, produzido por Hugo Santos
– Mostra Audiovisual Cineasta Aurélio Barbeiro, por Sávio Noras
– Apresentação musical com Adriano Raymundo e Daniela Castro
– Apresentação musical com Samuel Silva