Estátua de 1.500 anos do deus Hermes é achada no esgoto

DOL

Arqueólogos descobriram uma estátua de mármore do deus grego Hermes durante escavações em um antigo esgoto romano na cidade de Heracleia Sintica, no sudoeste da Bulgária. Segundo os pesquisadores, o estado de preservação da peça foi um dos aspectos mais significativos da descoberta.

Lyudmil Vagalinski, líder da equipe de arqueólogos, afirmou que a cabeça da estátua está preservada, embora existam fraturas nas mãos. A peça é identificada como uma cópia romana de um original grego antigo.

A descoberta foi anunciada nas redes sociais da Arqueologia Bulgária. Os arqueólogos explicaram que, após um terremoto ter atingido a cidade por volta de 388 d.C., a estátua foi colocada nos esgotos e coberta de terra, o que ajudou em sua conservação. A peça, feita de um único bloco de mármore, data provavelmente do século II d.C. Existem poucas estátuas semelhantes de Hermes preservadas no mundo.

Os pesquisadores estão preparando uma estrutura especial para retirar a escultura do local com segurança. Ela será embalada e içada por um guindaste para ser transportada a um museu.

A descoberta foi feita na antiga cidade de Heracleia Sintica, perto da fronteira com a Grécia. A região búlgara de Pirin, na Macedônia, foi uma cidade fundada pelo rei macedônio Filipe II entre 356 a.C. e 339 a.C.

Os arqueólogos sugerem que os habitantes de Heracleia Sintica tentaram preservar a estátua mesmo após a adoção do cristianismo como religião oficial no Império Romano. A cidade entrou em declínio após o terremoto e foi abandonada por volta do ano 500 d.C.

Fonte: DOL

Veja Mais

Deixe um comentário