A Polícia Civil investiga o abandono de um bebê recém-nascido dentro de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no bairro de Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, na tarde do último domingo (21).
Câmeras de vigilância da UPA registraram o momento em que a mulher entra na unidade com o bebê de aproximadamente 10 meses (39 semanas) por volta das 15h49. Ela saiu do local sem a criança por volta das 15h56.
As imagens mostram que a mulher, supostamente a mãe da criança, entrou com o bebê agasalhado nos braços e se dirigiu ao banheiro da unidade hospitalar, que fica na ala de espera da unidade.
Logo na sequência, uma faxineira apareceu e entrou no banheiro com um saco de lixo em mãos. Ela saiu do local correndo e pedindo ajuda.
Três outras funcionárias da UPA foram então até o banheiro e saíram acompanhada da faxineira. Uma médica saiu com o bebê nos braços.
Bilhete da mãe
No boletim de ocorrência, a funcionária da limpeza disse que achou o bebê enrolado em três fronhas de travesseiro e um moletom vermelho, ao ir trocar o lixo do banheiro.
Ela chamou outros funcionários da UPA, que encontraram um bilhete com a criança que dizia:
“Boa tarde. Por favor, cuidem bem dele e o leve ao médico”.
De acordo com o registro policial, a mulher que abandonou o bebê ficou cerca de sete minutos dentro da UPA.
Após ser encontrado, o bebê passou por exames e foi constatada a idade de aproximadamente 39 semanas e cinco dias.
Segundo a Prefeitura de São Bernardo, ele foi encaminhado para o Hospital da Mulher, onde permanece sob cuidados médicos.
O bebê passa por tratamento de antibióticos, e a previsão de alta é dentro de 30 dias.
O caso foi registrado no 1º DP de São Bernardo do Campo como abandono de incapaz. A suposta mãe do bebê não havia sido localizada até a atualização mais recente desta reportagem.