Circula nas redes sociais uma publicação segundo a qual o uniforme dos atletas chineses, usado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, teria sido inspirado nas cores da bandeira da Palestina. É #FAKE.
A publicação enganosa é acompanhada da foto de uma modelo que segura um arco e flecha e veste roupas com as cores vermelho, verde e preto, além do texto: “A China escolheu um design inspirado na bandeira palestina para os Jogos Olímpicos de Paris 2024”. Até esta quinta-feira (25), a postagem já somava 800 mil visualizações no X.
Por meio de uma busca reversa de imagem no Google, foi possível descobrir que a foto foi retirada de um ensaio artístico da revista Vogue China, da edição de setembro de 2023, em homenagem à 19ª edição dos Jogos Asiáticos. A competição ocorreu entre 23 de setembro e 8 de outubro em Hangzhou.
Publicado no perfil do Instagram da Vogue, o ensaio foi estrelado pela modelo He Cong e produzido pelo fotógrafo Leslie Zhang.
A foto retirada de contexto para espalhar desinformação também foi publicada pela estilista e diretora de moda Vivienne Sun em suas redes sociais (aqui). Portanto, a imagem não tem nenhuma relação com as Olimpíadas de Paris ou com a Palestina.
Nos Jogos Olímpicos de 2024, a delegação chinesa vai vestir uniformes com as cores vermelho e branco, inspiradas na bandeira do país. O anúncio pode ser visto na Televisão Central da China.