Em dezembro de 2023, Yarley, influenciador com 5,7 milhões no Instagram, se viu numa encruzilhada. Com sérias dores no estômago, dificuldade para respirar e andar, ele foi parar no hospital e descobriu, além de uma gastrite, um fígado tomado pela gordura. Na balança, os ponteiros marcavam 143kg. Aos 23 anos, Yarley precisava mudar tudo ou corria risco de morte.
“É difícil, mas uma hora a gente tem que mudar. A minha autoestima e o meu amor-próprio sempre existiram. Nunca fui de me olhar no espelho e me sentir feio, em relação ao copo. Eu nunca me achei bonito, mas não achava que meu corpo era feio. Nunca dei importância pra isso. Nunca fui a pessoa da atividade física e o que me fez querer mudar de vida foi porque eu vi que estava numa situação complicada, no fundo do poço”, conta ele, que já perdeu cerca de 25 quilos, desde que começou seu protocolo, há 90 dias.
Yarley ainda não sabe seu peso exato. Não costuma se pesar em casa para não entrar na neura. Na próxima segunda, ele vai ter consulta e finalmente saber quanto é. Independentemente do que emagreceu, o jovem deu um duplo carpado nos hábitos ruins e agora comemora sua ida à academia todos os dias: “No começo eu achava que nunca ia acontecer de pegar um determinado peso, pular, me exercitar sem perder o fôlego. Hoje virou um hábito, que me faz muito bem. Não sei se estava com depressão ou não, mas antes de iniciar meu processo, eu me larguei, não me olhava no espelho de jeito nenhum”, observa.
Yarley diz que não percebia o preconceito abertamente, mas já vivenciou situações em que seu corpo foi um impeditivo. “Já estive em lojas, por exemplo, que a pessoa já ia logo falando que não tinha pro meu tamanho, com uma cara de nojo. Acham que o gordo é porco, fede, que não tem direito às coisas, que é preguiçoso e sem força de vontade. Quando não é bem assim. Então, quanto a isso eu sentia, sim. Não vou mentir”, recorda ele, que foi se deixando..
Hoje ele está adorando o que vê. Depois de um período complicado em que trocou o Ceará, onde nasceu e morava com a família, por São Paulo, para viver sozinho, Yarley está se redescobrindo. Se achando mais bonito, mais vaidoso e pronto para mudar de status de relacionamento:
“Eu nunca namorei na vida. Muitas vezes paguei para ter o amor e a companha de alguém, aceitava migalhas e achava que era isso que tinha pra mim, que eu não merecia mais, que não era digno de amor. Só que mudou a chave. Hoje sei que não quero menos do que mereço, quero namorar, encontrar alguém bacana, ter uma família. Hoje, tenho até vergonha de coisas que já fiz e disse na internet. Não mudei só por fora”.