Rafael Macedo perdeu nas quartas de final do 90 kg masculino no judô nas Olimpíadas, mas segue com chances de medalha. O brasileiro venceu duas lutas nesta quarta-feira (31) e perdeu no último duelo da manhã, contra o espanhol Tristani Mosakhlishvili, e, agora, segue para a repescagem.
O melhor resultado possível para ele é um bronze, mas para isso, precisa vencer seu próximo combate e, na seguida, ganhar também o confronto pela medalha. Nem o ouro nem a prata são mais possíveis na divisão.
O primeiro adversário do dia foi Noel van’ t End, nos 16 avos de final. O holandês tentou tomar as ações logo no começo da luta, mas Rafael respondeu com boa defesa. Estudando-se, os dois ‘se amarraram’ durante o primeiro minuto e, por isso, levaram ambos uma penalidade (shido).
Depois, uma passividade do rival o fez levar nova punição e, no golden score, um mergulho de cabeça, e outro shido a van’ t End, garantiu a vitória para Rafael.
A segunda luta do dia foi contra o romeno Alex Cret, e não começou bem para Macedo, que levou uma penalidade no início. Ambos tentavam puxar para a guarda e arriscar uma finalização, mas, também, com boa defesa dos dois lados. Sem ninguém pontuar, a luta foi para o golden score depois que o brasileiro recebeu novo shido. E, no ‘round’ decisivo, Rafael acertou uma chave de braço para vencer.
Nas quartas de final, Rafael Macedo encarou o Mosakhlishvili, que fez o primeiro ataque logo com 40 segundos de luta, defendido pelo brasileiro, e o começo amarrado do combate rendeu um shido para ambos. Na reta final, o espanhol conseguiu um waza-ari em um contragolpe que definiu o resultado.
As disputas do judô nas Olimpíadas de 2024 retornam ainda nesta quarta-feira, a partir das 11h, no horário de Brasília, para as finais do 70kg feminino e 90kg masculino, categoria de Rafael Macedo.
Depois que terminarem as lutas das mulheres, o brasileiro fará o primeiro embate do período entre os homens, contra o sul-coreano Han Ju-yeop, pela repescagem. Se vencer, ainda luta pela medalha de bronze.
Rafael não será o último judoca do país a entrar no tatame em Paris. Depois dele, é a vez Leonardo Gonçalves (100kg masculino) e Mayra Aguiar (78kg feminino) na próxima quinta-feira (1), a partir das 5h; em 2 de agosto, Rafael Silva (+100kg masculino) e Beatriz Souza (+78kg feminino) começam, no mesmo horário, suas caminhadas.
O judô encerra, de vez, no dia 3 de agosto, às 3h, com a disputa do torneio de equipes mistas, o qual o Brasil também participa. A seleção estreia contra o Cazaquistão pelas oitavas de final.