A judoca brasileira Mayra Aguiar foi derrotada pela italiana Alice Bellandi e está eliminada das Olimpíadas de Paris-2024. Após levar um waza-ari durante o golden score, a atleta deixou o tatame aos prantos. Bronze em Londres-2012, no Rio-2016 e em Tóquio-2020, a trimedalhista buscava seu primeiro ouro.
Na luta desta quinta-feira, no tempo normal, Mayra e a adversária levaram dois shidos, cada: por falta de combatividade e um por falso ataque para a italiana. A disputa foi para o golden score, e o primeiro golpe foi de Alice Bellandi, que saiu vencedora.
Por decisão própria, Mayra não tinha competido até então neste ano, período em que não deu entrevistas, nem mesmo participou do treino aberto em Paris. Isso fez com que perdesse posições no ranking e não foi cabeça de chave na Olimpíada, o que gerou o risco de enfrentar uma adversária forte logo na primeira luta: isso, de fato, aconteceu, já que a italiana que enfrentou é a primeira colocada do ranking mundial.
A judoca brasileira competiu somente 7 vezes entre 2022 e 2023, ficando com o ouro no Mundial do ano retrasado. Nesse período, ela ainda perdeu as três lutas para a italiana que enfrentou hoje: duas em 2022 e outra no ano passado.